“ASTA”, companhia da Covilhã, venceu a edição de 2015 “ASTA”, companhia da Covilhã, venceu a edição de 2015 D. R.

Cultura, 4 de Janeiro de 2016 

Por Redacção

“Mais Imaginarius” abrirá porta a residências artísticas

Até 31 de Janeiro, estão abertas as candidaturas para o “Mais Imaginarius”, secção do Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira que visa “dar espaço a artistas emergentes com vontade de mostrar o seu trabalho, através de um concurso de criações artísticas dirigidas ao espaço público”.

Os artistas são desafiados a “apresentar propostas que abordem o espaço público nas suas mais diversas percepções, testando formatos e modelos, rumo à construção de novas identidades artísticas”.

Em 2016, o “Mais Imaginarius” assume-se como um espaço de experimentação artística dentro da programação oficial do IMAGINARIUS, explorando dois eixos distintos de intervenção no espaço público: a “arte pública”, através dos novos media, da arte digital, da instalação, de graffiti e multidisciplinar; e “artes performativas”, com teatro, dança, música, circo, performance, intervenção e multidisciplinar.

Os vencedores das duas categorias a concurso terão a oportunidade de realizar “criações em residência”, que serão, depois, estreadas na edição de 2017 do festival de artes de rua de Santa Maria da Feira.

O júri do “Mais Imaginarius 2016” será composto por representantes do DECA – Universidade de Aveiro, do Departamento de Artes na Universidade de Évora, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto – ESMAE e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Ainda pelos diretores de  festivais de Espanha e França. O regulamento e formulário de candidatura encontram-se disponíveis em www.imaginarius.pt.