Músico Júlio Pereira apresenta o projecto na véspera do concerto Músico Júlio Pereira apresenta o projecto na véspera do concerto D. R.

Cultura, 14 de Janeiro de 2016 

Por Redacção

Exposição “70 Cavaquinhos 70 Artistas”

A exposição itinerante “70 Cavaquinhos 70 Artistas”, que estreou no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, vai estar patente no Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira.

Esta sexta-feira, às 17:00, o músico Júlio Pereira, presidente da Associação Cultural Museu Cavaquinho, apresenta ao público esta mostra colectiva e a entidade promotora, que quer ver reconhecida pela UNESCO a prática do cavaquinho como Património Imaterial da Humanidade.

Transformar 70 cavaquinhos em 70 obras de arte foi o desafio lançado pela Associação Cultural Museu Cavaquinho a vários criadores portugueses que, através da pintura e técnicas mistas, reinventaram a personalidade deste instrumento vincadamente português, conferindo-lhe cor e expressividade. Duas das artistas plásticas convidadas para integrar esta mostra – Renatta Pascoal e Débora – são naturais do concelho de Santa Maria da Feira.

No sábado, Júlio Pereira sobe ao palco do Cineteatro António Lamoso, às 22:00. O compositor e multi-instrumentista propõe-nos um diálogo entre tradição e contemporaneidade, num espetáculo repleto de criativas paisagens sonoras.

A exposição “70 Cavaquinhos 70 Artistas” e o concerto integram o programa cultural da Festa das Fogaceiras, que decorre até 29 de Janeiro.