Catarina Paiva, vereadora responsável, nomeadamente, pelo comércio, e a vereador da cultura, Daniela Silva, salientaram “a diversidade” do programa Catarina Paiva, vereadora responsável, nomeadamente, pelo comércio, e a vereador da cultura, Daniela Silva, salientaram “a diversidade” do programa Alberto Oliveira e Silva

Sociedade, 26 de Novembro de 2015 

Por Alberto Oliveira e Silva

O Natal “N’O Vale Mágico”

Do dia 01 de Dezembro aos primeiros dias do novo ano, a cidade de Vale de Cambra e, no geral, as terras da “Suíça portuguesa” estarão em festa, com uma programação subordinada ao tema “Natal N’O Vale Mágico”.

A dinamização do comércio local, a cultura e o desporto, bem assim como variadas actividades recreativas marcarão a quadra, num esforço para dar vida ao centro urbano e a zonas mais afastadas do município, envolvendo as gentes cambrenses mas também potenciando a atractividade turística de Vale de Cambra.

Catarina Paiva, vereadora responsável, nomeadamente, pelo comércio, e a vereador da cultura, Daniela Silva, salientaram “a diversidade” do programa alinhavado e asseguraram estarem reunidas as condições “para um mês de Dezembro muito animado”.

Um dos destaques é o Concurso de Montras, que se desenrolará de 01 a 07 do mês natalício, com divulgação de resultados a 09. Estão inscritas 45 lojas. “Será uma mais-valia para o comércio tradicional”, sublinhou Catarina Paiva, enfatizando que o sector “está a precisar de uma mexida”.

Esta iniciativa será complementada com o sorteio “Vale Mágico de Natal” ao qual poderão aderir os consumidores que comprem produtos ou serviços no valor de 10 euros.

A nona edição da “Feira de Artesanato de Natal” vai realizar-se entre 05 e 06 de Dezembro, nos Paços do Concelho, e a “Feira do Livro de Natal” decorrerá de 12 a 20, na praça Comendador Álvaro Pinho da Costa Leite.

Daniela Silva realçou que, no seu âmbito, vão ser realizados “vários encontros de escritores” – autores valecambrenses “mas não só”, segundo a autarca.

Entre Dezembro e Janeiro de 2016 estará activo o “Roteiro de Presépios Comunitários”, patentes “in locco” nos centros das freguesias de Arões e de Junqueira.

O “Bosque de Natal: Exposição Uma História de Natal”, evento com venda de doçaria da quadra, vai instalar-se no centro da capital concelhia, de 12 de Dezembro a 06 de Janeiro. Ainda no dia12, o edifício municipal será palco para o Encontro de Carrinhas “Pão de Forma” e outros clássicos da Volkswagen.

As piscinas municipais também vão ter animação, com dois eventos marcados para o mês do Natal: dia 18 uma aula de hidroginástica e no dia seguinte o “Aquadiverte”, com insufláveis, “AquaDance” e “Crosstraining” na água.

Uma caminhada, um passeio solidário de BTT e o “passeio Moto Natal” também integram a programação.

O “Concerto de Natal” está agendado para o dia 26 de Dezembro, pelas 21:30, para o Centro Cultural de Macieira de Cambra, com actuação da Banda Musical “Flor da Mocidade Junqueirense”, que será acompanhada pelo grupo “Claminus”.

No dia 02 de Janeiro, à mesma hora e no mesmo local, realizar-se-á o “Concerto de Ano Novo”, com actuação da “Sociedade Artística – Banda de Vale de Cambra”.