Cultura, 12 de Outubro de 2015 

Por Redacção

Estação da Poesia com apresentações em todo o País

O livro Estação da Poesia, de Graça Teixeira, vai ser apresentado em todo o País em sessões que contarão com a presença de músicos, bailarinos e mostras de pintura.

O lançamento será no próximo dia 02 de Novembro (segunda-feira), pelas 18:00, na sala de audiências do tribunal judicial de Sintra e será apresentado pelo juiz desembargador Edgar Lopes e pelo economista Luís Quintino que, com a professora Margarida Mota, fará também a leitura de diversos poemas.

A terra natal receberá a escritora numa sessão que decorrerá no salão nobre da Câmara Municipal de Lamego, no dia 07 de Novembro, num evento promovido com a colaboração da autarquia e que inclui uma performance de dança com os jovens João Teixeira e Matilde Fernandes.

No dia 27 do mesmo mês será a vez da autora se apresentar, a partir das 21:15, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, concelho que viu nascer na freguesia de Ossela, um dos mais prestigiados romancistas do século XX.

Livro com ilustrações e exposição de Natália Frias

O livro de Graça Teixeira tem quatro desenhos da pintora Natália Frias que terá patente ao público entre os dias 25 de Novembro e 02 de Dezembro a exposição “O desenho é a poesia das imagens”, onde se incluem os quadros que ilustram o livro.

Natália Frias é licenciada pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Durante várias décadas professora de Desenho e Educação Visual, é autora de vários livros de poesia, pintora, ilustradora, com trabalhos realizados em Portugal e no Canadá.

Versos que “deslindam” uma mulher inteira

Graça Teixeira é, segundo a crítica, uma das “boas surpresas deste ano no panorama literário nacional. A sua poesia é uma descoberta de um universo de emoções onde a contemplação da Natureza se funde com o intenso pulsar dos sentimentos mais íntimos. Os seus versos deslindam uma mulher inteira, na paixão, no amor, na alegria e na dor, espelhando uma autenticidade que nos faz pensar e, ao mesmo tempo, nos encanta”.

Em Dezembro estão programadas para Aveiro e Porto, tertúlias poéticas e sessões de autógrafos, de um livro que se aguarda com expectativa.