O certame, organizado pelo Cine-Clube de Arouca, abre esta sexta-feira, a partir das 21.00 horas, na “Loja Interativa de Turismo” O certame, organizado pelo Cine-Clube de Arouca, abre esta sexta-feira, a partir das 21.00 horas, na “Loja Interativa de Turismo” D. R.

Arouca, 8 de Setembro de 2015 

Por Redacção

Arouca Film Festival arranca esta sexta-feira

Arouca Film Festival arranca esta sexta-feira, à noite, e prolonga-se pelo fim-de-semana. Certame divulga os novos valores e promove o concelho trabalhando com as gentes da terra.

Vamos envolver as pessoas ainda mais”. João Rita salientou que os actos finais da edição deste ano do Arouca Film Festival estão agendados para o final da tarde de domingo e para a praça Brandão de Vasconcelos.

Nesse espaço emblemático da vila, a partir das 18:20, serão atribuídos os prémios da 13ª edição do festival internacional de curtas-metragens e serão projectados os filmes vencedores.

A Orquestra Ligeira da Banda Musical de Figueiredo protagonizará o espectáculo de encerramento.

Três sessões competitivas – uma por dia – permitirão a avaliação dos 50 filmes seleccionados, oriundos de 20 países. O actor António Capelo, natural de Castelo de Paiva, será a estrela-convidada para a abertura e a apresentação ficará a cargo de Ana Viriato.

Cátia Camisão, da comissão organizadora, recordou os objectivos estratégicos desta iniciativa: estimular a produção cinematográfica, apostando em novos realizadores, que dêem mostras de criatividade e capacidade para inovar, e cativar e formar novos públicos para a Sétima Arte.

O festival tem vindo a crescer todos os anos”, sublinhou a responsável, referindo-se ao número de filmes a concurso e ao número de pessoas envolvidas na organização. João Rita vincou que o certame já conquistou cartel para atrair “estreias mundiais”.

A “proximidade à população” de Arouca é uma segunda natureza do evento. O director e Cátia Camisão relevaram as parcerias que têm vindo a ser alinhavadas, nomeadamente com o universo escolar e com o movimento associativo.