O Campeonato Nacional de Selecções Distritais decorreu em Pombal (foto da Federação Portuguesa de Xadrez) O Campeonato Nacional de Selecções Distritais decorreu em Pombal (foto da Federação Portuguesa de Xadrez) D. R.

Desporto, 16 de Julho de 2015 

Por Redacção

Equipa de jovens de Aveiro vence Campeonato Nacional de Selecções Distritais

A equipa de jovens oriundos de clubes aveirenses venceu a segunda edição do Campeonato Nacional de Selecções Distritais, uma competição inter-associações que juntou os melhores de cada distrito na procura deste título nacional que o ano passado foi dominado pelos representantes de Braga.

O excelente resultado alcançado nesta competição representa o bom trabalho que está a ser produzido pelos nossos clubes, que, apesar das adversidades – sobretudo de cariz financeira -, têm colocado Aveiro entre os melhores distritos ao nível da formação”, afirmou o presidente da Associação de Xadrez de Aveiro, Fernando Pinho.

A selecção aveirense – constituída por Cláudio Sá (AEJ/ S. João da Madeira), Daniel Bernardo (Clube de Xadrez do Colégio Português), João Soares (Clube de Xadrez do Colégio Português) e Ricardo Santos (Galitos) – conquistou o título com 11 pontos (três vitórias e um empate), seguida pela sua congénere do Porto. A completar o pódio ficou a Associação de Xadrez de Lisboa.

Na prova absoluta, foi a selecção de Lisboa a conseguir conquistar o primeiro lugar, com a formação que representou a AXA a quedar-se pelo quarto posto.

O Campeonato Nacional de Selecções Distritais decorreu em Pombal, nos dias 04 e 05 de Julho, numa organização da Federação Portuguesa de Xadrez, com o apoio da Associação de Xadrez de Leiria, Academia de Xadrez Marquês Pombal e Câmara Municipal de Pombal.

Foram 16 selecções no total, entre “Absolutas” e “Jovens”, a representarem 10 distritos, com cerca de 60 jogadores em jogo ao longo de quatro rondas.