Parceria estabelecida (na foto, da esquerda para a direita): Pedro Marques (vereador do Desporto, Juventude e Turismo da Câmara de Oliveira de Azeméis); Delmino Pereira (presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo); Hermínio Loureiro (presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis) e Joaquim Gomes (diretor da Volta a Portugal) Parceria estabelecida (na foto, da esquerda para a direita): Pedro Marques (vereador do Desporto, Juventude e Turismo da Câmara de Oliveira de Azeméis); Delmino Pereira (presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo); Hermínio Loureiro (presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis) e Joaquim Gomes (diretor da Volta a Portugal) D. R.

Desporto, 5 de Junho de 2015 

Por Redacção

Oliveira de Azeméis anima Volta a Portugal

O regresso de Oliveira de Azeméis é a mais recente novidade da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros. Após um ano de interregno, o concelho volta aos grandes palcos da competição e está a preparar uma mão cheia de iniciativas para estar em pleno na Volta. Destaca-se do vasto programa o final da sexta etapa, a 04 de Agosto, mas não só. Nessa noite, véspera do Dia de Descanso, vai acontecer na cidade o Concerto da Volta com os Expensive Soul. Na manhã seguinte, quando a prova estiver parada, realiza-se a Etapa da Volta RTP Vitalis e a Mini Etapa da Volta.

A chegada da sexta etapa da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros a Oliveira de Azeméis, a 04 de Agosto, conclui a primeira fase da prova. Após o Dia de Descanso será hora dos protagonistas ao triunfo final respirarem fundo e lançarem-se aos restantes quatro dias de competição.

Em jeito de preparação para as grandes emoções, a cidade será palco, a 19 de Julho, das decisões finais da 23ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, competição dedicada ao escalão sub-23, que vai terminar em Oliveira de Azeméis.

A história da Volta a Portugal em Oliveira de Azeméis pode ser curta, apenas quatro presenças, mas o ciclismo é uma paixão antiga e muito presente na vida das gentes da região. Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal, lembra que “A Volta a Portugal é uma festa aberta a todos os que desejam participar. E a população em geral aproveita esta presença para fortalecer a proximidade com a alta competição numa modalidade que é muito popular e com raízes no concelho.”

 Hermínio Loureiro acrescenta ainda que localmente as vantagens são evidentes: “A Volta é um evento desportivo com um impacto muito positivo e com excelente retorno económico e financeiro para os territórios por onde passa. Oliveira de Azeméis encara esta presença como uma oportunidade de valorização territorial, mas também como meio de afirmação no plano desportivo. O comércio e os agentes económicos do concelho mostram a satisfação e apoiam entusiasticamente a nossa presença na Volta.”