Estarão representados cerca de 15 ofícios “à moda antiga”, entre os quais o tamanqueiro, o barbeiro, o oleiro, a leiteira, a galinheira, o chapeleiro, a fritadeira de peixe, o tecelão e a padeira do famoso Pão de Ul, entre outros Estarão representados cerca de 15 ofícios “à moda antiga”, entre os quais o tamanqueiro, o barbeiro, o oleiro, a leiteira, a galinheira, o chapeleiro, a fritadeira de peixe, o tecelão e a padeira do famoso Pão de Ul, entre outros D. R.

Oliveira de Azeméis, 15 de Maio de 2015 

Por Redacção

Zona central de Oliveira de Azeméis regressa ao passado

A edição deste ano do “Mercado à Moda Antiga” de Oliveira de Azeméis abre este sábado às 11h00, ocupando as artérias centrais da cidade capital. Este evento, que evoca a expressão da cultura popular de há um século, congrega o movimento associativo, e actuante, do concelho, prolongando-se até domingo.

Desta feita, a “montra do passado” reúne o labor e entusiasmo de 1.800 figurantes, representantes de 81 associações, contando, ainda, com os saberes de 60 artesãos.

Estarão representados cerca de 15 ofícios “à moda antiga”, entre os quais o tamanqueiro, o barbeiro, o oleiro, a leiteira, a galinheira, o chapeleiro, a fritadeira de peixe, o tecelão e a padeira do famoso Pão de Ul, entre outros.

É já considerado um dos principais eventos da área metropolitana do Porto”, nomeadamente por cativar “cada vez mais visitantes de todo o País”, sublinha Hermínio Loureiro, o presidente da câmara.

O edil de Oliveira de Azeméis vinca que, este ano, o certame ficará “inevitavelmente ligado” ao prémio “Terra de Culinária 2015”, da responsabilidade da Associação “Apetece”, galardão conquistado pelo município. A gastronomia local, será, por isso, estrela de primeira grandeza desta edição.

São dois dias de festa e animação, durante os quais partilharemos, orgulhosamente, as nossas tradições e costumes, numa representação fiel da vida que os nossos antepassados levavam”, acrescenta Hermínio Loureiro.

Criado em 1997, o “Mercado à Moda Antiga” é organizado pela autarquia e tem como parceiro a Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis.