Actor António Capelo no cartaz da Campanha Poesia à Mesa Actor António Capelo no cartaz da Campanha Poesia à Mesa D. R.

Cultura, 19 de Março de 2015 

Por Redacção

Cidade da Poesia!

Este ano, são seis os poetas homenageados e quatro deles – Álvaro de Magalhães, Ana Marques Gastão, Inês Fonseca Santos e Mário Cláudio – participarão na “Peregrinação Poética”, evento-marca registada do “Poesia à Mesa”, marcado para a zona dos bares da cidade e para a noite desta sexta-feira, a partir das 21:30, assim o tempo o permita. Os outros dois poetas homenageados são Manuel Bandeira e José Régio.

Claro que este deambular poético não seria a mesma coisa sem a presença do habitué José Fanha e contará, ainda, com as associações e instituições de ensino da cidade, que animarão cada estação poética. O actor Pedro Lamares coordenará a peregrinação.

Aposta-forte da programação é, também, o “Serão Poético”, marcado para o dia seguinte, Dia da Poesia, para a Casa da Cultura, com início às 21:45. Sob condução de Pedro Lamares, o também actor António Capelo e a harpista Ana Isabel Dias assumirão a noite.

O presidente da autarquia, Ricardo Figueiredo, salientou que este evento “é feito com a massa dos sanjoanenses”, realçando que nesse registo conseguiu, também, “projecção nacional”, nomeadamente através de figuras culturais nacionais.

Declamações em restaurantes e nas unidades do turismo industrial mantêm-se na programação, assim como a “Poesia na Corda”, concurso com poiso na praça Luís Ribeiro, o coração citadino.