Arouca, 17 de Março de 2015 

Por Redacção

Arouca acolhe reunião de meteorologistas de toda a Europa

Cerca de 50 especialistas em questões meteorológicas, oriundos de 19 países da Europa, irão participar no «OPERA meeting», que decorre, entre quarta e sexta-feira, na Loja Interactiva de Turismo do Arouca Geopark.

Durante estes dias, para além do intenso trabalho técnico e científico a desenvolver na área da meteorologia-radar, os representantes dos Serviços Meteorológicos da EUMETNET (Rede dos Serviços Meteorológicos Europeus) terão oportunidade de conhecer o que de melhor o Arouca Geopark tem para oferecer, tanto do ponto de vista científico como turístico e paisagístico.

Participam nesta reunião técnicos dos seguintes países: Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Alemanha, Suíça, Áustria, Eslovénia, Croácia, Hungria, Polónia e Estónia.

O Projeto OPERA encontra-se, presentemente, na sua quarta fase. Com o objectivo de coordenar a implantação de uma rede europeia de radares meteorológicos, este projecto apoia, igualmente, a criação de redes regionais e nacionais, prosseguindo uma política de harmonização e garantia de qualidade dos dados de radar.