Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior em festa Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior em festa D. R.

S. João da Madeira, 20 de Fevereiro de 2015 

Por Redacção

Associação de pais da Escola Oliveira Júnior assinala 30º aniversário

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior assinala, no próximo dia 21 de Fevereiro, o 30º aniversário da sua fundação.

Para comemorar a efeméride, a instituição – criada em 1985 – promove uma sessão solene, a partir das 18h00, no auditório daquele estabelecimento de ensino, numa cerimónia onde está prevista a presença do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Figueiredo, entre outras individualidades.

O programa comemorativo inclui ainda um jantar-convívio, a decorrer após a sessão solene.

De acordo com a direcção da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, “trata-se de um momento de festa e um marco histórico da comunidade escolar”, salientando que o movimento associativo dos pais, “com a sua a participação activa na escola, é na actualidade muito importante para o futuro dos nossos filhos”.

A história desta escola começou em 1983, com um bloco para dar aulas e outro para serviços administrativos, então com a designação de Escola Secundária nº3. Hoje, é um moderno equipamento escolar, fruto de uma requalificação inaugurada, em 2011, no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar, uma iniciativa da Administração Central, destinada ao ensino secundário.

Este estabelecimento é também sede do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, tendo como seu patrono António José de Oliveira Júnior (1864-1935), um notável sanjoanense, empresário de renome, um grande exemplo de tenacidade, trabalho e honra, agraciado pelo Governo em 1930 com Comenda de Mérito e Benemerência. No aspecto moral, verdadeiro apóstolo da caridade que consagrou a vida aos desprotegidos da sorte, como Provedor da Misericórdia local.