As sessões de cinema são uma iniciativa “Filmógrafo” em parceria com o Dolce Vita Ovar As sessões de cinema são uma iniciativa “Filmógrafo” em parceria com o Dolce Vita Ovar D. R.

Cultura, 22 de Janeiro de 2015 

Por Redacção

Festa do documentário e da música no Cinema Dolce Vita de Ovar

2015 inicia-se no Cinema Dolce Vita de Ovar com a “Festa do Documentário e da Música”, a decorrer até ao próximo dia 28 de Janeiro.

Esta festa conta com filmes e conversas especiais com convidados. O documentário e a música são o motivo do evento, vocacionado para todos os públicos.

Esta quinta-feira, pelas 15:00, a inaugurar a festa, o público poderá conversar com António Abreu Freire que irá falar sobre o documentário “A Pedra e a Palavra” em que participou como especialista na obra do Padre António Vieira.

Ainda na mesma sessão, Manuel Matos Barbosa realizador premiado, irá falar sobre o cinema de animação e o documentário, com destaque para o seu filme “ A ria, a água, o homem”. Este filme é um documentário em cinema de animação sobre a Ria de Aveiro e as suas gentes.

Pelas 16:00 será possível assistir a uma sessão especial com a exibição dos filmes abordados na conversa.

No dia 22 pelas 18h30 será exibido o documentário “Água Prateada – Um auto-retrato da Síria”, um olhar na violência na Síria, relatos em primeira mão, por ativistas.

Dia 23, pelas 16:00, poderão assistir a “O Guia De Ideologia do Depravado”, uma fascinante viagem cinematográfica ao coração das ideologias, pelas 18:30 será exibido “Women Are Heroes”, que leva-nos a África, Ásia e América do Sul.

No dia 24, a conversa terá lugar com Américo Jorge e Luís Ventura, músicos de Ovar ligados ao “Halface Project” que vão partilhar as suas ideias sobre música e documentários.

Dia 24 iniciamos, pelas 16:00 com a exibição de “Duran Duran – Unstaged”, realizado por David Lynch, pelas 18:30 será a vez de “Pulp: Um Filme Sobre a Vida a Morte e Supermercados”, uma história sobre fama, amor e mortalidade.

Dia 25 começamos com “ Viramundo”, pelas 16:00, numa homenagem pelas mãos de Gilberto Gil a culturas em risco de extinção. Pelas 18:30, será exibido “The Stone Roses: Made Of Stone”, um documentário rock e pelas 21:30, “À procura de Sugar Man”, um documentário sobre a procura do lendário músico.

Dias 22, 23 e 24, pelas 21:30, será possível assistir ao documentário “20.000 dias na Terra”, no qual Nick Cave explica a sua visão do mundo, a sua vida e acima de tudo a filosofia que está na origem da composição das suas músicas.

Para terminar a “Festa do Documentário e da Música”, será exibido o filme “Alentejo, Alentejo” de Sérgio Tréfaut, uma viagem pelo cante que recentemente foi considerado património imaterial da Humanidade. Este filme é exibido entre os dias 26 e 28, sempre pelas 16:00.