As Jornadas Técnicas para o Desenvolvimento Local acontecem no contexto dos “Encontros para o Desenvolvimento Local”, promovidos pela ADRITEM As Jornadas Técnicas para o Desenvolvimento Local acontecem no contexto dos “Encontros para o Desenvolvimento Local”, promovidos pela ADRITEM D. R.

Oliveira de Azeméis, 21 de Janeiro de 2015 

Por Redacção

ADRITEM pretende incluir Cucujães no seu território de intervenção

Cucujães recebeu este sábado as Jornadas Técnicas para o Desenvolvimento Local, numa iniciativa promovida pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), em parceria com a autarquia.

Os trabalhos decorreram nas instalações do Centro Cultural de Cucujães e permitiram dar a conhecer a acção da ADRITEM, que pretende no contexto da “Estratégia de Desenvolvimento Local 2014-2020” “delimitar um território com base urbana”, incluindo esta freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis.

É, sem dúvida, uma mais-valia para a freguesia cucujanense ter a seu lado uma instituição tão reconhecida e com provas dadas, como é o caso da ADRITEM”, disse o presidente da Junta de Freguesia da Vila de Cucujães, Simão Godinho.

O autarca sublinhou que a adesão à ADRITEM representa “uma oportunidade para todos, não só o forte movimento associativo existente, como também aqueles que pretendam lançar iniciativas empresariais, que podem ser objecto de candidaturas a fundos comunitários”.

Durante sessão – que contou com a participação de autarcas, responsáveis associativos e empresários – foi feito um primeiro diagnóstico à freguesia, relativamente às temáticas “Emprego e Capital humano”, “Sector solidário e Inclusão”, “Património e Recursos Naturais” e “Economia e Competitividade”.

Quisemos ouvir os actores locais, dando sequência à abertura do concurso à pré-qualificação de parcerias, tendo em vista a implementação do instrumento designado por DLBC (Desenvolvimento Local da Base Comunitária), para posterior submissão da Estratégia de Desenvolvimento Local 2014-2020”, disse a subcoordenadora da ADRITEM, Cláudia Araújo, salientando “o grande interesse manifestado por todos os participantes”.

As Jornadas Técnicas para o Desenvolvimento Local acontecem no contexto dos “Encontros para o Desenvolvimento Local”, promovidos pela ADRITEM.

A iniciativa, que arrancou no início do passado ano, tem sido aberta a toda a comunidade e constitui a forma de expressão e envolvimento da mesma na definição da estratégia de desenvolvimento local 2014-2020.