Para além de Santa Maria da Feira, participaram nesta acção de promoção os municípios de Guimarães, Póvoa de Varzim e Vila do Conde Para além de Santa Maria da Feira, participaram nesta acção de promoção os municípios de Guimarães, Póvoa de Varzim e Vila do Conde D. R.

Santa Maria da Feira, 12 de Novembro de 2014 

Por Redacção

Gastronomia de Santa Maria da Feira promovida na Galiza

O Município de Santa Maria da Feira participou recentemente numa acção de promoção dos Fins-de-Semana Gastronómicos do Turismo do Porto e Norte de Portugal, realizada na Loja Interactiva de Turismo de Santiago de Compostela, na Galiza. Uma oportunidade para divulgar a gastronomia local, associada à cultura e património do território, junto de agentes turísticos e imprensa galega.

Para além de Santa Maria da Feira, participaram nesta acção de promoção os municípios de Guimarães, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, no âmbito de uma parceria estratégica do Porto e Norte com a EXPOURENCE – Fundação de Feiras Exposições de Ourense.

Em Santa Maria da Feira, os Fins-de-Semana Gastronómicos realizam-se de 27 a 29 de Março de 2015, mantendo a estratégia de promover e afirmar a ementa proposta para a última edição – Ensopado de Eirós e Tigelada de Fogaça com Mirtilos – que estará disponível nos restaurantes Adega Monhé, Baco.com, Cantinho Nobre, Praceta e Renascer.

Outrora, as Terras de Santa Maria encontravam-se abastadas de eirós, ou enguias, uma espécie comum nos rios do concelho, do Uíma ao Inha, que desagua no Douro.

Na época do ano em que abundam na região, entre o Douro e Vouga, os restaurantes aderentes convidam turistas e visitantes a saborear este menu, especialmente confeccionado para a Semana Santa de Santa Maria da Feira.