Andrés Vasquez correu 193 quilómetros e Carla André, com 144 quilómetros, foi a vencedora feminina. Competição reuniu 150 atletas e vai repetir-se nem 2015 Andrés Vasquez correu 193 quilómetros e Carla André, com 144 quilómetros, foi a vencedora feminina. Competição reuniu 150 atletas e vai repetir-se nem 2015 Alberto Oliveira e Silva

Desporto, 23 de Setembro de 2014 

Por Alberto Oliveira e Silva

Ultra-maratonista espanhol vence “24 horas a correr”

O espanhol Andrés Vasquez venceu a primeira edição portuguesa do evento “24 horas a correr”, que se realizou das 12.00 horas de sábado às 12.00 horas de domingo passado no Parque da Cidade de Vale de Cambra.

A competição incluiu uma corrida de três horas e reuniu um total de 150 atletas, 65 dos quais no evento principal – o dia a correr -, com 23 participações individuais.

Andrés Vasquez, o grande triunfador, completou um total de 193 quilómetros nas 24 horas de corrida. A portuguesa Carla André – 6ª na geral – foi a triunfadora feminina, tendo percorrido 144 quilómetros. Vítor Barbosa venceu a competição de três horas.

João Meixedo, o director da prova, traçou um balanço positivo do evento e realçou a vontade – quase certeza – de repetir a organização.

O responsável relevou os 193 quilómetros percorridos pelo atleta vencedor, tendo sublinhado que a competição valecambrense se elevou a um patamar de “qualidade superior” a outras provas similares e com mais historial.

A ideia é continuar”, disse, sobre a manutenção destas “24 horas a correr” em Vale de Cambra. Assinalou que os patrocinadores se mostraram disponíveis para tal possibilidade.

José Pinheiro também se mostrou agradado com o decorrer da competição. O presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra fez “um balanço extremamente positivo”, realçando que se tratou da estreia nacional deste tipo de prova.

O autarca refirmou a vontade de a manter na cidade, destacando “a alegria e a boa disposição” reinante no parque urbano da capital municipal.

Ainda sublinhou que o seu executivo continuará a trabalhar para que Vale de Cambra venha a sedear mais eventos relevantes – desportivos, mas não só -, que possam contribuir para a divulgação das belezas e das riquezas do concelho.

Acrescente-se que esta iniciativa incluiu uma caminhada solidária, em favor do projecto “Nariz Vermelho”, do Instituto Português de Oncologia (IPO).