Banda Karrossel é um dos destaques do programa Banda Karrossel é um dos destaques do programa Patrícia Ferreira

Oliveira de Azeméis, 2 de Setembro de 2014 

Por Redacção

Ul volta a ser palco para o encerramento do Festival Há Festa na Aldeia

Ul, no concelho de Oliveira de Azeméis, volta a ser palco para o encerramento do Festival Há Festa na Aldeia, numa iniciativa dinamizada pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrados das Terras de Santa Maria (ADRITEM), a decorrer nos próximos dias 13 e 14 de Setembro.

O intenso programa inclui um encontro empresarial, marcado para o primeiro dia de actividades no centro de provas gastronómicas, um equipamento inaugurado no passado ano e que resultou da recuperação de dois moinhos de água situados no Parque Temático Molinológico.

O programa arranca no sábado, às 09h00, com o desfile HFA, numa organização da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl, União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz e Junta de Freguesia de Loureiro.

Música e teatro de marionetas estão em evidência no primeiro dia, onde se destaca o concerto dos Karrossel com o Rancho Folclórico “As Padeirinhas de Ul” e EB1 Ul, a partir das 22h00.

No domingo, as actividades começam com uma caminhada, às 10h00. A tarde é dedicada ao folclore, terminando com a actuação de Celina da Piedade em conjunto com o Rancho Folclórico Cravos e Rosas e com o Grupo de Concertinas “Com Tradicordes”.

Durante o certame, os visitantes encontram espaços com jogos tradicionais, actividades radicais, passeios a cavalo, gastronomia e um mercado com produtos regionais.

Os encontros de escoteiros e de autocaravanista, a iniciativa “A minha horta é um jardim”, oficinas, um passeio BTT e a “Rota do Moleiro” – com visitas guiadas aos vários núcleos do Parque Molinológico de Ul -, são outros dos atractivos.

Com o encerramento da edição 2014 chega ao fim também o Campeonato HFA (malha, matrecos e “Agarra que é Galinha”) com a grande final entre os vencedores das rondas disputadas em todas as aldeias.

“Há Festa na Aldeia” é um projecto pioneiro de desenvolvimento do território, criando um novo foco de atractividade em espaços rurais com características próprias – Areja, Couce, Porto Carvoeiro, Ul e Vilarinho de S. Roque, precisamente as cinco “Aldeias de Portugal” em Terras de Santa Maria.

Promovido pela ADRITEM – em parceria com os municípios de Albergaria-a-Velha, Gondomar, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Valongo -, o projecto financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) propõe o envolvimento activo da população estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia.

Empresas apostam no HFA

A edição 2014 do Há Festa na Aldeia em Ul conta com os patrocínios das empresas Simoldes, Novarroz, Valente Marques e Catelas e Teorgas.

Além destes importantes apoios, este projecto da ADRITEM tem como parceiros a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis e a Associação do Parque Temático Molinológico (APTM). Colaboram ainda a União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl, União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz e a Junta de Freguesia de Loureiro.