
Santa Maria da Feira, 17 de Setembro de 2014
Por Redacção
ISVOUGA inicia estudos de equipamentos energéticos
Durante o ano académico de 2013/2014 o ISVOUGA (Instituto Superior de Entre Douro e Vouga) desenvolveu, em parceria com a Fluídica, um equipamento para testes de equipamentos friogéneos e de equipamentos de frio e calor.
O trabalho do aluno finalista da licenciatura em Engenharia de Produção Industrial, Paulo Santos, foi coordenado por Nuno Calçada Loureiro, docente do ISVOUGA, e contou com a especial colaboração de Jorge Silva, da Fluídica.
A principal vantagem deste equipamento é que permite simular uma máquina frigorífica e bomba de calor em alguns regimes de trabalho e com vários friogéneos.
As máquinas frigoríficas e as bombas de calor são equipamentos que permitem o arrefecimento ou aquecimento de espaços com baixa necessidade de energia sendo normal os índices de performance destes equipamentos serem superiores a 100 por cento.
Com esta parceria, o ISVOUGA disponibiliza mais um serviço às indústrias e dotou a licenciatura de Engenharia de Produção Industrial de um novo instrumento pedagógico importante na área térmica.
A parceria com a Fluídica, empresa relativamente recente (fundada em 1987), mas com provas dadas nas áreas térmicas e energéticas, demonstrou as potencialidades da cooperação entre as indústrias e o ensino superior nas áreas do I&D&I e de transferência de tecnologia.