O presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira (na foto ao centro), elogiou o projecto da ADRITEM O presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira (na foto ao centro), elogiou o projecto da ADRITEM D. R.

Região, 18 de Setembro de 2014 

Por Redacção

Há Festa na Aldeia é “exemplo a seguir” – Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal

O encerramento do festival 2014 ficou marcado pelo início da cooperação entre a ADRITEM e a Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa (ADER-SOUSA), visando a adesão de aldeias do Vale do Sousa ao projecto Há Festa na Aldeia.

É, sem dúvida, um sinal positivo e que coloca em evidência a metodologia eficaz de um dos nossos projectos de grande impacto”, referiu o presidente da ADRITEM, Emídio Sousa, durante o certame que decorreu em Ul no passado fim-de-semana, salientando que “ao ser replicado o conceito estamos a valorizar território que muitas vezes é esquecido”.

Segundo Emídio Sousa, o alargamento ao Vale do Sousa representa também “o reconhecimento e interesse que este projecto promovido pela ADRITEM tem suscitado junto dos mais variados sectores”.

O coordenador da ADER-SOUSA, José António Barbieri Cardoso, espera que a cooperação agora iniciada – à semelhança de parcerias estabelecidas em outros projectos – seja duradoura. “Com a implementação do ‘Há Festa na Aldeia’ no nosso território ganhamos um novo atractivo para quem nos visita”, disse.

Para a presidente da MINHA TERRA – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, Regina Lopes, “estes eventos traduzem de uma forma muito clara aquilo que as associações de desenvolvimento local fazem no terreno: um trabalho de proximidade e de alavancagem de tudo aquilo que são os recursos do território”.

Projectos como este não só devem ser replicados, como também devem continuar no tempo, desde que se consigam encontrar os recursos necessários para que aconteçam”, frisou Regina Lopes.

Também o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, considerou que o Há Festa na Aldeia é “um exemplo a seguir”. “Em apenas duas edições já demonstrou que é um produto com qualidade, conseguindo colocar em primeiro plano territórios com grande potencial que de outra forma não eram conhecidos”, acrescentou.