Emídio Sousa estimula parcerias com Malawi Emídio Sousa estimula parcerias com Malawi D. R.

Economia, 23 de Setembro de 2014 

Por Redacção

África na rota das empresas feirenses

O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, recebeu na passada semana uma delegação de empresários do Malawi de visita ao concelho, liderada por um empresário feirense, radicado naquele país há largos anos e que está ligado ao sector da construção civil.

O autarca aproveitou a ocasião para reafirmar a importância de os empresários feirenses encararem o continente africano como “um mercado de oportunidades”.

Os países africanos têm um elevado potencial e devem ser bem estudados e considerados por parte dos nossos empresários”, disse o Emídio Sousa, que reuniu com a comitiva do Malawi e acompanhou-a nas visitas a unidades fabris de diferentes sectores industriais, das quais resultaram vários negócios e o conhecimento dos muitos produtos fabricados no território.

Sabemos que o relacionamento económico de Portugal com este país é bastante incipiente, mas considero que apresenta um mercado interessante, com sinais de crescimento. Além disso, o apoio de alguém que está no país há mais de 50 anos pode ser uma boa ajuda e uma porta de entrada” sublinhou.

O Malawi – com cerca de 16 milhões de habitantes – é um dos países vizinhos de Moçambique. O traço mais marcante da sua geografia é o lago Malawi ou Niassa, terceiro mais extenso de África, que ocupa cerca de um quarto do país, com aproximadamente 31000 quilómetros quadrados.

A economia deste país africano baseia-se na agricultura, mas apenas 1/3 das terras é cultivável. O principal produto de exportação é o chá, que é cultivado em plantações nas terras altas.