Actividades iniciam na manhã deste sábado Actividades iniciam na manhã deste sábado D. R.

Região, 4 de Julho de 2014 

Por Redacção

Há Festa na Aldeia este fim-de-semana em Couce

A aldeia de Couce, no concelho de Valongo, é o próximo destino do Há Festa na Aldeia, nesta edição com dois dias de “intensa actividade em contacto directo com a natureza”, num espaço considerado de referência no Grande Porto.

Slide, arvorismo, canoagem, passeios a cavalo, tiro com arco, trekking, escalada, técnicas de progressão vertical, aulas de yoga – marcam a programação este fim-de-semana, mas há mais um conjunto de outras iniciativas para quem visitar esta povoação em pleno coração das serras de Santa Justa e Pias.

Neste sábado, antes do ensaio aberto dos Karrossel com o Grupo Folclórico as Padeirinhas de Valongo, há arruadas (a partir das 12h00) pelo Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis e Banda da Aldeia.

No domingo, as actividades arrancam às 10h00 com o “Desfile de Pasteleiras”, que promete muita animação. O folclore preenche a tarde, que termina com a actuação dos Karrossel, uma das novidades do Há Festa da Aldeia deste ano.

Jogos Tradicionais, segunda ronda do Campeonato HFA, Mercado da Aldeia – com produtos locais e petiscos -, oficinas e recriação da venda tradicional do biscoito são outros dos motivos de interesse.

“Há Festa na Aldeia” é um projecto pioneiro de desenvolvimento do território, criando um novo foco de atractividade em espaços rurais com características próprias – Areja, Couce, Porto Carvoeiro, Ul e Vilarinho de S. Roque, precisamente as cinco “Aldeias de Portugal” em Terras de Santa Maria.

Promovido pela ADRITEM – em parceria com os municípios de Albergaria-a-Velha, Gondomar, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Valongo -, o projecto financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) propõe o envolvimento activo da população estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia.

Empresas apostam no projecto

 A edição 2014 do Há Festa na Aldeia em Couce conta com os patrocínios das empresas Recivalongo – Gestão de Resíduos Lda, Be Water – Águas de Valongo e CAPA – Engenharia e Construções Metalomecânicas, S.A.

Além destes importantes apoios, este projecto da ADRITEM tem como parceiros a Câmara Municipal de Valongo, Junta de Freguesia de Valongo, ARCA, H e U – Cucos e Cucas, Quinta de Junceda – Eco-living project, Centro Hípico de Valongo, Clube BTT Valongo – LongusBike , Alto Relevo – Clube de Montanhismo, Escuteiros de Valongo e Alfena , BiscoiTOP, Hostel Romano, Retorta  e Casa Agrícola de Campo.