A acordeonista, cantora e compositora já confessou estar a “adorar imenso” a experiência neste projecto promovido pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) A acordeonista, cantora e compositora já confessou estar a “adorar imenso” a experiência neste projecto promovido pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) Patrícia Ferreira

Região, 11 de Julho de 2014 

Por Redacção

Concerto de Celina da Piedade é destaque do Há Festa na Aldeia em Areja

O concerto de Celina da Piedade é um dos momentos mais esperados do programa do Há Festa na Aldeia em Areja, a decorrer este fim-de-semana nesta povoação na margem sul do rio Douro, no concelho de Gondomar.

A acordeonista, cantora e compositora já confessou estar a “adorar imenso” a experiência neste projecto promovido pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) e a sua actuação em Vilarinho de S. Roque, no passado mês de Junho, foi muito aplaudida, antevendo-se que o mesmo aconteça no domingo em Areja.

O programa arranca no sábado, às 09h30, com o “Trilho Mineiro”, uma iniciativa dinamizada pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Lomba. Música e teatro de marionetas estão em evidência no primeiro dia, onde se destaca o concerto dos Karrossel com o Rancho Folclórico de Santa Eufémia de Pé de Moura, a partir das 22h00.

No domingo, a caminhada “Respirar Areja”, às 11h00, e uma tarde de folclore marcam o programa que fecha com Celina da Piedade.

Durante o certame, os visitantes encontram espaços com jogos tradicionais, terceira ronda do Campeonato HFA, gastronomia e um mercado com produtos regionais.

As iniciativas “almoço/jante connosco” em casas de habitantes locais, a “minha horta é um jardim”, uma exposição de teares e o espaço “Memória da Aldeia”, são outros dos atractivos.

Este ano a organização disponibilizou ainda um serviço de transferes a partir da Lomba e da vizinha freguesia de Pedorido, já no concelho de Castelo de Paiva, para os interessados em visitar Areja neste fim-de-semana.

“Há Festa na Aldeia” é um projecto pioneiro de desenvolvimento do território, criando um novo foco de atractividade em espaços rurais com características próprias – Areja, Couce, Porto Carvoeiro, Ul e Vilarinho de S. Roque, precisamente as cinco “Aldeias de Portugal” em Terras de Santa Maria.

Promovido pela ADRITEM – em parceria com os municípios de Albergaria-a-Velha, Gondomar, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Valongo -, o projecto financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) propõe o envolvimento activo da população estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia.