Sofia Freitas e Almeida e Costa com o certificado e o galardão atribuído, na companhia dos responsáveis do IAPMEI Sofia Freitas e Almeida e Costa com o certificado e o galardão atribuído, na companhia dos responsáveis do IAPMEI D. R.

Economia, 22 de Julho de 2014 

Por Redacção

Agim vence prémio nacional de desenvolvimento do ambiente empresarial

A Agim – Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial, em parceria com a Câmara de Sever do Vouga, foi distinguida pelo IAPMEI com o primeiro prémio nacional na categoria “Desenvolvimento do ambiente empresarial” pelo seu projecto de desenvolvimento da Fileira dos Pequenos Frutos.

O projecto da Agim mereceu a distinção na edição deste ano dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014, uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia para distinguir as melhores práticas na promoção do empreendedorismo na Europa, a que o IAPMEI está associado desde o seu início como coordenador nacional.

O prémio foi entregue a Sofia Freitas, coordenadora da Agim, e a Almeida e Costa, vereador da Câmara de Sever do Vouga, numa cerimónia que decorreu em Lisboa e durante a qual foram divulgados os projectos vencedores nas diferentes categorias a concurso.

A categoria “Desenvolvimento do ambiente empresarial” distingue políticas inovadoras a nível nacional, regional ou local, que promovam a criação e o desenvolvimento empresarial, simplifiquem procedimentos legislativos e administrativos em domínios relacionados com a actividade das empresas e implementem o princípio “Pensar primeiro em pequena escala” para as pequenas e médias empresas.

Alinhados com as prioridades da estratégia Europa 2020, os Prémios são promovidos pela Direcção-Geral da Empresa e Indústria da Comissão Europeia e distinguem projectos desenvolvidos nas áreas da promoção do espírito empreendedor, investimento em competências, desenvolvimento do ambiente empresarial, apoio à internacionalização das empresas, apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência de recursos, e empreendedorismo responsável e inclusivo.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards – EEPA) são uma iniciativa da Comissão Europeia, dinamizada pela DG Empresa e Indústria, em parceria com entidades nacionais de coordenação em cada Estado-Membro. O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. é o coordenador da iniciativa em Portugal.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial têm por objectivo identificar e reconhecer actividades e iniciativas de sucesso que visem a promoção de empresas e do empreendedorismo; divulgar e partilhar exemplos de melhores políticas e práticas de iniciativa empresarial; sensibilizar para o papel desempenhado na sociedade pelos empresários e pelos empreendedores; e incentivar e inspirar potenciais empreendedores.