Celina da Piedade foi uma das convidadas da edição deste ano Celina da Piedade foi uma das convidadas da edição deste ano Patrícia Ferreira

Região, 19 de Junho de 2014 

Por Redacção

Vilarinho de S. Roque recebeu segunda edição do Há Festa na Aldeia

Os habitantes de Vilarinho de S. Roque abriram as suas casas de “uma forma hospitaleira” para receber este fim-de-semana a segunda edição do projecto Há Festa na Aldeia, “partilhando calorosamente com artistas memórias e tradições”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, Delfim Bismarck.

Tivemos mais visitantes do que em 2013, um facto que prova que a aldeia – a mais longínqua da sede do concelho – já adquiriu uma dinâmica impressionante em torno desta iniciativa dinamizada pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM)”, disse.

Nota-se a população cada vez mais envolvida, apresentando com brio e asseio a sua aldeia a quem a visita, há dinamização da economia local e as actividades como o ‘almoce e jante connosco’ têm tido grande sucesso”, sublinhou Delfim Bismarck, acrescentando que “a autarquia vai continuar a apostar neste projecto que a ADRITEM, em boa hora, implantou na região”.

O primeiro evento-âncora de 2014 do Há Festa na Aldeia englobou espectáculos, animação de rua, teatro, marionetas e folclore. Sábado e domingo, os visitantes encontraram espaços com jogos tradicionais, gastronomia, um mercado com produtos regionais e exposições.

O trabalho que a comunidade local desenvolveu com os Palmilha Dentada, o grupo Karrossel e com a Celina da Piedade marcou a edição deste ano, mas “toda a envolvência da população nas várias actividades ultrapassou as expectativas”, referiu a presidente da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas, Maria Emília Campos.

António Grifo, director da ADRITEM, é o primeiro a reconhecer a importância da “participação activa” dos residentes no projecto. “Se hoje estamos a falar de mais um êxito é à comunidade desta aldeia que o devemos”, salientou.

O Há Festa na Aldeia em Vilarinho de S. Roque – uma iniciativa dinamizada pela ADRITEM – contou com a parceria do município de Albergaria-a-Velha e o apoio da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas, da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Aldeia de Vilarinho de S. Roque (AVILAR) e ainda com a entrega e dedicação de mais de dez colectividades culturais e sociais do concelho de Albergaria-a-Velha.

O projecto prossegue nos próximos dias 05 e 06 de Julho na aldeia de Couce, no concelho de Valongo.

“Há Festa na Aldeia” é um projecto pioneiro de desenvolvimento do território, criando um novo foco de atractividade em espaços rurais com características próprias – Areja, Couce, Porto Carvoeiro, Ul e Vilarinho de S. Roque, precisamente as cinco “Aldeias de Portugal” em Terras de Santa Maria.

Promovido pela ADRITEM – em parceria com os municípios de Albergaria-a-Velha, Gondomar, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Valongo -, o projecto financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) propõe o envolvimento activo da população estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia.