Teresa Pouzada (coordenadora da ADRITEM), Augusto Santos (presidente da Junta de Milheirós de Poiares) e Emídio Sousa (presidente da ADRITEM e da Câmara de Santa Maria da Feira) Teresa Pouzada (coordenadora da ADRITEM), Augusto Santos (presidente da Junta de Milheirós de Poiares) e Emídio Sousa (presidente da ADRITEM e da Câmara de Santa Maria da Feira) Patrícia Ferreira

Cultura, 1 de Maio de 2014 

Por Redacção

Novo centro cultural inaugurado em Milheirós de Poiares

O novo Centro Cultural de Milheirós de Poiares, no concelho de Santa Maria da Feira, é “uma mais-valia para a comunidade local”, afirmou o presidente da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), Emídio Sousa.

Estamos a falar de um dos melhores espaços do género no concelho de Santa Maria da Feira, um equipamento de excelência que deve orgulhar todos os milheiroenses”, disse.

Emídio Sousa, que presidiu na passada quinta-feira à cerimónia de inauguração do espaço, fez questão de realçar que “o papel da ADRITEM foi uma vez mais determinante na concretização de um projecto que vem beneficiar a comunidade”.

O melhoramento – resultado da renovação do antigo Cineteatro S. Miguel – representou um investimento na ordem dos 325 mil euros, 200 mil dos quais apoiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), através da ADRITEM.

A ADRITEM tudo fez para que esta requalificação fosse uma realidade, ajudando a transformar o velhinho ‘S. Miguel’ num moderno equipamento cultural que ultrapassa as fronteiras da freguesia”, considerou o presidente da Junta de Milheirós de Poiares, Augusto Santos.

A Junta de Freguesia – promotora do projecto – contou com as parcerias do Grupo Desportivo Milheiroense, Associação Cultural e Recreativa RITUS, Centro Social Dr. Crispim Borges de Castro, EB 2/3 de Milheirós de Poiares, EB1 da Igreja, Jardim-de-Infância do Pereiro, Paróquia, Grupo Cénico “Os Velhos”, CCD Inatel de Milheirós de Poiares, Clube de Caçadores e Pescadores de Milheirós de Poiares, Ginásio Free Movement além de grupos informais de música, dança e teatro.

A intervenção abrangeu obras de adaptação da sala de espectáculos existente, dotando-a de melhores condições de funcionamento, com 200 lugares, servindo tanto os parceiros/associações como a população local.

Além das obras que arrancaram em Setembro de 2013, o melhoramento incluiu ainda a aquisição de mobiliário diverso e de equipamento de som e imagem.

A cerimónia de inauguração do Centro Cultural de Milheirós de Poiares contou, entre outros convidados, com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, e do presidente da Câmara de S. João da Madeira, Ricardo Figueiredo.