O certame decorre em Sever do Vouga de 26 a 29 de Junho O certame decorre em Sever do Vouga de 26 a 29 de Junho D. R.

Economia, 8 de Maio de 2014 

Por Redacção

Feira Nacional do Mirtilo junta componente lúdica e profissional

A 7ª Feira Nacional do Mirtilo vai decorrer em Sever do Vouga nos dias 26, 27, 28 e 29 de Junho no Parque Urbano da Vila e espaços adjacentes.

À semelhança do ano anterior, a edição de 2014 vai aliar uma componente lúdica com outra direccionada para os profissionais do sector. Deste modo, a Feira Nacional do Mirtilo volta a apostar numa forte componente técnica onde estarão representados expositores directamente ligados à fileira do mirtilo em particular e à dos pequenos frutos em geral. Pretende-se que este seja um espaço dedicado aos agentes que operam na área dos pequenos frutos, com particular incidência no mirtilo, onde possam trocar ideias e experiências e onde possam ficar a par das mais recentes inovações relacionadas com esta fileira e estabelecer negócios e contactos.

Uma mais-valia este ano será a interacção que poderá ser feita com o Campo Experimental de Pequenos Frutos da Agim, que poderá ser visitado localizado junto ao recinto da Feira do Mirtilo. A completar, estão previstas palestras técnicas relacionadas com a fileira do mirtilo.

Este ano vão manter-se duas actividades que têm tido bastante aceitação por parte do público. Uma delas é a apanha do mirtilo em que o visitante pode deslocar-se a um dos pomares que a organização propõe para o efeito, pegar numa cesta e experimentar a tarefa de apanhar mirtilos. No final, se assim o desejar, o visitante pode adquirir o fruto que acabou de colher. A outra actividade é a visita técnica a pomares de mirtilos, também durante os dias da Feira, que conta com o acompanhamento e as explicações de técnicos da Agim. Estas duas actividades são de inscrição obrigatória que pode ser feita nos sites www.feiradomirtilo.pt ou www.agim.pt.

A Feira Nacional do Mirtilo terá, como habitual, espaços dedicados às artes e ofícios, aos viveiristas e aos produtores que vendem o mirtilo em fresco e seus derivados. Em simultâneo decorre um vasto programa de animação com espectáculos musicais, tenda gastronómica, actividades lúdicas e desportivas e animação infantil. Destaque ainda para a transmissão em directo do programa da SIC “Somos Portugal” durante toda a tarde de domingo, dia 29 de Junho.