A acção de sensibilização que anda pelas escolas das três freguesias pretende fomentar a história local e aproximar a comunidade do Arquivo Municipal A acção de sensibilização que anda pelas escolas das três freguesias pretende fomentar a história local e aproximar a comunidade do Arquivo Municipal D. R.

Oliveira de Azeméis, 27 de Maio de 2014 

Por Redacção

Crianças aprendem a ler foral de D. Manuel

Os alunos do primeiro ciclo das escolas do Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz estão a aprender a ler o foral de D. Manuel I, no âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral de Figueiredo e Bemposta.

Com recurso às novas tecnologias, foi projectada a página da chancelaria de D. Manuel I, onde figura cópia do texto do foral e foi daqui que se partiu para a explicação do que é uma carta de foral e de como os copistas recorriam a abreviaturas para poderem facilitar o seu trabalho.

Para as crianças, o primeiro contacto com a escrita em letra miúda e com pouco espaço entre as linhas faz parecer difícil decifrar o que está escrito no documento.

A acção de sensibilização que anda pelas escolas das três freguesias pretende fomentar a história local e aproximar a comunidade do Arquivo Municipal.

Na iniciativa esteve presente Armindo Nunes, presidente da união das freguesias, para quem “a escola deve ser vivida com atenção e interesse, uma vez que ela nos prepara para a vida”.

Por isso, trabalho, disciplina e amizade são os ingredientes fundamentais”, concluiu.

A sessão, denominada “À descoberta do Foral”, culminou com uma actividade de escrita criativa onde não faltaram as penas gráficas e a tinta-da-china.