Projecto de alunos do 11º ano contribui com a vida do quarto monarca para a 18ª edição da Viagem Medieval. Livro vai circular pelo ensino básico Projecto de alunos do 11º ano contribui com a vida do quarto monarca para a 18ª edição da Viagem Medieval. Livro vai circular pelo ensino básico D. R.

Cultura, 10 de Maio de 2014 

Por Redacção

BD escolar apresenta reinado de Sancho II

Um livro infantil de banda desenhada sobre o reinado de Dom Sancho II está a ser criado pela turma L do 11º ano da Escola Básica e Secundária de Santa Maria da Feira.

O projecto – que resulta de um desafio lançado pela câmara municipal – está a ser concretizado por um grupo de 20 alunos, sob coordenação da professora Rosa das Neves, que tutela a disciplina de desenho. As propostas de ilustração serão apresentadas em duas versões: uma a cores e outra a preto e branco, para colorir.

Em Junho, o livro circulará pelas escolas do ensino básico do concelho e a sua história será lida às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo.

Recorde-se que o Reinado de Sancho II é o tema central da edição deste ano da Viagem Medieval, o grande evento de verão do calendário feirense.

Esta BD centra-se nos episódios marcantes da vida do quarto rei de Portugal, nomeadamente o nascimento, a subida ao trono, o apaziguamento de conflitos, a expansão territorial e reconquistas, o casamento, os conflitos e intrigas e a morte.

De pequenino se torce o pepino”, salientou a aluna Beatriz Sá, que, com a sua colega Catarina Pereira, tratou da expansão territorial e reconquistas, que ocupam as páginas centrais do livro. Realçou a importância de pôr, desde cedo, as crianças em contacto com a História de Portugal.

A Cristiana Mendes e a Joana Pereira coube pesquisar e escrever sobre a subida ao trono de Dom Sancho, que se tornou rei aos 13 anos. “Acho que as crianças vão gostar, porque o livro tem um lado divertido”, acentuou a Cristiana, que elogiou a iniciativa: “é isto que nos faz evoluir como alunos e como artistas”.

David Carvalho e Luísa Rocha debruçaram-se sobre a morte de D. Sancho II, tema que fecha a BD. Estudaram a viagem de Coimbra a Toledo e a arquitectura da cidade espanhola onde o rei viria a morrer.

É uma forma diferente e interessante de contribuirmos para a Viagem Medieval”, disse o jovem David.