Emídio de Sousa visitou Tours e Joué-Lés-Tours Emídio de Sousa visitou Tours e Joué-Lés-Tours D. R.

Economia, 9 de Maio de 2014 

Por Redacção

Autarca da Feira impulsiona exportações para França

O interesse manifestado pelos visitantes aos produtos oriundos de Santa Maria da Feira na Feira de Tours surpreendeu o presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, que participou no sábado na inauguração do certame, a decorrer até ao dia 11 de Maio naquela cidade francesa.

O feed back dos empresários feirenses é positivo, quanto ao número de presenças em stand, contactos realizados e interesse dos habitantes de Tours pelos nossos produtos, uma vez que possuem uma excelente relação qualidade-preço”, afirmou o autarca, que visitou demoradamente os espaços de todas as empresas de Santa Maria da Feira representadas no evento.

Acompanhado pelos seus congéneres de Tours, Sérge Babary, e do Porto, Rui Moreira, o presidente da autarquia feirense aproveitou a ocasião para reforçar a mensagem que o tem acompanhado nestas missões a mercados externos: “Fazemos bem”.

Já durante o seminário “Savoir Faire de Santa Maria da Feira”, Emídio Sousa destacou “as potencialidades económicas do município e os produtos de excelente qualidade fabricados pelas empresas feirenses”.

Em mais uma jornada de diplomacia económica, o autarca recebeu com agrado o interesse manifestado por parte do presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Touraine, Gérard Vincent, em fortalecer os contactos empresariais entre Santa Maria da Feira e a Touraine, através do estabelecimento de um programa de trabalho a elaborar em conjunto entre as duas entidades.

 

Cidade geminada

 

A deslocação a França permitiu um encontro de Emídio Sousa com Fréderic Augis, o presidente da Câmara de Joué-lès-Tours, cidade geminada com Santa Maria da Feira desde 1989.

Durante a reunião de trabalho, ficou estabelecida a manutenção dos laços de amizade, geminação e cooperação entre as duas cidades, bem como a continuidade dos intercâmbios e partilha de boas práticas nas áreas da educação e cultura, prevendo-se para 2015 um novo encontro, em Santa Maria da Feira, entre o Conseil des Enfants e a Assembleia de Crianças.

Os autarcas acordaram ainda o desenvolvimento de esforços em comum na área económica. Nesse sentido, está prevista para Julho uma visita de Fréderic Augis ao tecido empresarial feirense, que terá como finalidade acertar temas de discussão e de parceria a efectivar nos próximos dois anos, sob patrocínio do programa “Europe for Citizens 2014-2020”.