A programação do ciclo de eventos-âncora incluirá, entre outras actividades, espectáculos, animação de rua, folclore, exposições, jogos tradicionais, gastronomia e venda de produtos regionais A programação do ciclo de eventos-âncora incluirá, entre outras actividades, espectáculos, animação de rua, folclore, exposições, jogos tradicionais, gastronomia e venda de produtos regionais Patrícia Ferreira

Região, 24 de Abril de 2014 

Por Redacção

Fins-de-semana “Há Festa na Aldeia” estão de regresso este Verão

Os fins-de-semana “Há Festa na Aldeia” estão de regresso este Verão, com o segundo ciclo de eventos a arrancar nos dias 14 e 15 de Junho em Vilarinho de S. Roque (Albergaria-a-Velha), numa organização da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM).

O projecto lançado no passado ano tem dado um impulso às cinco aldeias envolvidas no sentido de serem capazes de atrair, por elas próprias, visitantes interessados no contacto com o património natural, nos usos e costumes das suas gentes”, diz o presidente da ADRITEM, Emídio Sousa, convicto de que o “êxito alcançado em 2013 irá ser repetido”.

A programação do ciclo de eventos-âncora para 2014 – a divulgar oportunamente – incluirá, entre outras actividades, espectáculos, animação de rua, folclore, exposições, jogos tradicionais, gastronomia e venda de produtos regionais, destacando-se nesta edição “um ainda maior” envolvimento dos habitantes locais que “desde a primeira hora têm vestido com brio a camisola do ‘Há Festa na Aldeia’”.

Estes eventos são o “ponto alto” do “Há Festa na Aldeia” que ao longo de todo o ano, “num processo contínuo”, desenvolve os cinco eixos fundamentais que moldam este programa – valorização do património natural e paisagístico; reforço do tecido económico e criação de emprego; desenvolvimento do sector turístico; valorização do património rural; melhoria dos serviços sociais e culturais.

Após Vilarinho de S. Roque, é a vez da aldeia de Couce, no concelho de Valongo, receber o evento a 05 e 06 de Julho, mais um dia do que em 2013.

O “Há Festa na Aldeia” prossegue em Areja, Gondomar, nos dias 12 e 13 de Julho.

Também com o rio Douro como pano de fundo, a 09 e 10 de Agosto, Porto Carvoeiro (Santa Maria da Feira) acolhe este projecto da ADRITEM, voltando a englobar no programa a festa em honra de S. Lourenço.

Tal como no ano passado, a aldeia de Ul, em Oliveira de Azeméis, encerra o ciclo de eventos a 13 e 14 de Setembro.

“Há Festa na Aldeia” é um projecto pioneiro de desenvolvimento do território, criando um novo foco de atractividade em espaços rurais com características próprias – Areja, Couce, Porto Carvoeiro, Ul e Vilarinho de S. Roque, precisamente as cinco “Aldeias de Portugal” em Terras de Santa Maria.

Promovido pela ADRITEM – em parceria com os municípios de Albergaria-a-Velha, Gondomar, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Valongo -, o projecto financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) propõe o envolvimento activo da população estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia.