Vítor Marques (vereador), Simão Matos (Cônsul da República Sérvia e presidente da Câmara de Comércio Portugal – Balcãs Ocidentais), Mirko Stefanovic (embaixador sérvio) e Emídio Sousa (presidente da autarquia) Vítor Marques (vereador), Simão Matos (Cônsul da República Sérvia e presidente da Câmara de Comércio Portugal – Balcãs Ocidentais), Mirko Stefanovic (embaixador sérvio) e Emídio Sousa (presidente da autarquia) D. R.

Economia, 3 de Abril de 2014 

Por Redacção

Empresas feirenses com oportunidades na Sérvia

O desenvolvimento da cooperação económica com a Sérvia deve ser “o caminho a seguir” para as empresas entrarem, cada vez mais, no mercado da região dos Balcãs, defendeu o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa.

Existem excelentes oportunidades de negócio para os empresários feirenses neste país do Leste europeu, nota-se uma certa abertura para nos receberem e são boas as relações políticas com Portugal”, disse o autarca, sublinhando, assim, “a necessidade” de aproveitar o potencial que daí decorre.

Emídio Sousa convidou o embaixador da Sérvia em Lisboa, Mirko Stefanovic, a conhecer a realidade concelhia esta quarta e quinta-feira, numa semana marcada pelo lançamento da Business Network “BizFeira”, uma plataforma digital vocacionada precisamente para a internacionalização de empresas.

O diplomata – antigo secretário de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros sérvio – visitou várias empresas, aproveitando a ocasião para manter um encontro com empresários de diferentes ramos de actividade que manifestaram interesse em estabelecer relações económicas com aquele país.

Com esta visita, ficámos a perceber que a Sérvia pela sua privilegiada localização geográfica é uma plataforma estratégica para a região dos Balcãs, abrindo um conjunto de novas possibilidades de investimento”, afirmou o presidente da autarquia, não descartando a hipótese de ainda este ano promover uma missão empresarial a território sérvio.

Segundo Mirko Stefanovic, há “grande interesse em fortalecer os laços económicos entre os dois países”, num momento particular para a sua nação, que se encontra em processo de entrada na União Europeia.

A Sérvia é hoje um país seguro e estável, com uma economia emergente, disponibilizando boas condições para receber os empresários portugueses”, salientou o embaixador, que esteve em Santa Maria da Feira acompanhado pelo Cônsul da República Sérvia e presidente da Câmara de Comércio Portugal – Balcãs Ocidentais, Simão Matos.