
Desporto, 10 de Março de 2014
Por Alberto Oliveira e Silva
“Obrigado, Manuel Correia!”
A apresentação das equipas do Sport Ciclismo de S. João de Ver (SC-SJV), que vão para as estradas sob a marca “Liberty Seguros/Santa Maria da Feira/KTM, ficou marcada pelo anúncio de que o ciclo de Manuel Correia no grémio são-joanense está a chegar ao fim, não devendo ultrapassar a época velocipédica que dá as primeiras pedaladas.
“O que tinha a fazer já foi feito”, considerou o director desportivo – “chefe” para os seus ciclistas, presentes e passados -, referindo-se ao trajecto de 17 anos no SC-SJV.
Manuel Correia aproveitou um dos momentos altos do acto público – que voltou a lotar o auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira -, quando foram homenageados ex-corredores da equipa, para expressar “a honra” que sente por ter liderado desportivamente inúmeros bons ciclistas.
“Os melhores momentos da minha vida”, disse sobre a sua carreira na formação de S. João de Ver.
Momento antes, Rui Costa, o campeão do mundo de estrada e ex-ciclista do Sport Ciclismo de S. João de Ver, tinha aparecido no ecrã para deixar uma mensagem forte ao seu ex-treinador: “foi fundamental para o meu crescimento!”.
Fernando Vasco da Costa, o presidente, realçou o carácter formador do clube e destacou, da época passada, o galardão recebido na Gala da Confederação do Desporto Português – “Personalidade do Ano”, por indicação da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Joaquim Cerca, presidente da Associação de Ciclismo de Aveiro, atribuiu-lhe outra distinção: o Troféu “Sensação”. Disse que este era “a colectividade mais representativa” da estrutura velocipédica distrital.
Delmino Pereira, o antigo craque das estradas que hoje preside à FPC, encadeou o destino de formador de elite do grémio santamariano a um “novo entusiasmo” que diz sentir no pelotão nacional, com o aparecimento de escolinhas e de equipas de norte a sul e também no interior.