Apresentação das equipas do Sport Ciclismo de S. João de Ver Apresentação das equipas do Sport Ciclismo de S. João de Ver D. R.

Desporto, 10 de Março de 2014 

Por Alberto Oliveira e Silva

“Obrigado, Manuel Correia!”

A apresentação das equipas do Sport Ciclismo de S. João de Ver (SC-SJV), que vão para as estradas sob a marca “Liberty Seguros/Santa Maria da Feira/KTM, ficou marcada pelo anúncio de que o ciclo de Manuel Correia no grémio são-joanense está a chegar ao fim, não devendo ultrapassar a época velocipédica que dá as primeiras pedaladas.

O que tinha a fazer já foi feito”, considerou o director desportivo – “chefe” para os seus ciclistas, presentes e passados -, referindo-se ao trajecto de 17 anos no SC-SJV.

Manuel Correia aproveitou um dos momentos altos do acto público – que voltou a lotar o auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira -, quando foram homenageados ex-corredores da equipa, para expressar “a honra” que sente por ter liderado desportivamente inúmeros bons ciclistas.

Os melhores momentos da minha vida”, disse sobre a sua carreira na formação de S. João de Ver.

Momento antes, Rui Costa, o campeão do mundo de estrada e ex-ciclista do Sport Ciclismo de S. João de Ver, tinha aparecido no ecrã para deixar uma mensagem forte ao seu ex-treinador: “foi fundamental para o meu crescimento!”.

Fernando Vasco da Costa, o presidente, realçou o carácter formador do clube e destacou, da época passada, o galardão recebido na Gala da Confederação do Desporto Português – “Personalidade do Ano”, por indicação da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Joaquim Cerca, presidente da Associação de Ciclismo de Aveiro, atribuiu-lhe outra distinção: o Troféu “Sensação”. Disse que este era “a colectividade mais representativa” da estrutura velocipédica distrital.

Delmino Pereira, o antigo craque das estradas que hoje preside à FPC, encadeou o destino de formador de elite do grémio santamariano a um “novo entusiasmo” que diz sentir no pelotão nacional, com o aparecimento de escolinhas e de equipas de norte a sul e também no interior.