Cultura, 14 de Fevereiro de 2014 

Por Redacção

“Mais Imaginarius” abre candidaturas

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua volta a desafiar a comunidade artística, nacional e internacional, para apresentar projectos de intervenção no espaço público de Santa Maria da Feira.

A sexta edição do Mais Imaginarius vai considerar propostas em onze áreas artísticas, divididas em duas grandes temáticas: Artes Visuais (Novos Media, Arte Digital, Instalação e Graffiti) e Artes Performativas (Teatro, Dança, Música, Circo, Performance, Intervenção e Multidisciplinar).

Esta componente do festival tem vindo a ganhar notoriedade nos últimos anos, desafiando e abrindo o espaço a propostas arrojadas de jovens artistas, com vontade de intervir artisticamente em Santa Maria da Feira.

Em 2014, o “Mais Imaginarius” vai privilegiar os projectos que promovam o pensamento independente, o correr e assumir riscos da criação experimental e a criação de uma praxis artística informada e sustentada, bem como propostas que confrontem a cultura e a comunidade local com linguagens artísticas contemporâneas, valorizando conceitos que encontrem uma implementação específica no espaço público de Santa Maria da Feira.

As candidaturas, abertas a artistas, em nome individual ou em grupo, de qualquer nacionalidade, terão de ser submetidas on-line, em formulário próprio, disponível em www.imaginarius.pt.

As propostas apresentadas até 09 de Março serão avaliadas por um júri, constituído por elementos da organização e docentes universitários, ligados às áreas em apreciação. A lista dos projectos selecionados será apresentada durante o mês de Março.

A organização do evento vai ainda atribuir um prémio a três artistas, que consiste em proporcionar condições para a realização de uma residência, em Santa Maria da Feira, que estreará na programação oficial do Festival Imaginarius 2015.

O Festival Imaginarius decorre nos dias 23 e 24 de Maio.