ADRITEM satisfeita com adesão às Jornadas Técnicas para o Desenvolvimento Local ADRITEM satisfeita com adesão às Jornadas Técnicas para o Desenvolvimento Local D. R.

Oliveira de Azeméis, 7 de Fevereiro de 2014 

Por Redacção

Forças vivas de Cesar reflectiram sobre futuro da freguesia

As Jornadas Técnicas para o Desenvolvimento Local, que arrancaram no último fim-de-semana em Cesar, “registaram forte adesão, com participada reflexão e muitos contributos”, afirmou a coordenadora da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), Teresa Pouzada.

A metodologia que reveste o formato das jornadas é muito interessante, envolvendo todos os participantes de uma forma dinâmica”, referiu a responsável, sublinhando que “Cesar respondeu à altura ao lançamento de mais uma iniciativa da ADRITEM”.

A ADRITEM contou na organização com a parceria do Município de Oliveira de Azeméis, da Junta de Freguesia de Cesar e da Villa Cesari (Associação de Cultura e Desporto de Cesar).

O trabalho em rede é benéfico para pensarmos os caminhos para o desenvolvimento. O primeiro passo está dado e, certamente, outros se seguirão”, frisou.

O presidente da Junta de Freguesia de Cesar, Augusto Moreira, não tem dúvidas da importância desta reflexão, que – em sua opinião – é “necessária tendo em vista o desenvolvimento sustentável da vila para os próximos anos”.

Ao reunirmos aqui as forças vivas da freguesia para debater problemas que são comuns a todos, significa que as pessoas têm interesse, que participam quando são chamadas e que desta forma vamos continuar no caminho certo rumo ao futuro”, salientou o autarca.

Para o presidente da Villa Cesari, Paulo Silva, este modelo de iniciativas “fortalece o trabalho em parceria”, ajudando, consequentemente, à evolução do território local.

A interajuda entre associações, autarquia, empresas e comunidade, sobretudo em momento de crise – como o que estamos a viver -, é fundamental para prosseguirmos a nossa actividade em prol das populações”, disse.

A iniciativa – que surgiu no contexto dos “Encontros para o Desenvolvimento Local” – foi a primeira de uma série que irá percorrer as freguesias abrangidas pela ADRITEM oriundas dos concelhos de Valongo, Gondomar, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha.

Estou convencido que estas jornadas vão ser um grande êxito, numa altura que é necessário agitar consciências, juntando à mesma mesa pessoas ligadas às diferentes áreas que caracterizam a identidade de um povo para discutirem ‘olhos nos olhos’ anseios e necessidades. Colectivamente é mais fácil traçar caminhos”, destacou António Grifo, director da ADRITEM.