As novas instalações ficarão situadas na Zona Industrial de Lordelo e Codal As novas instalações ficarão situadas na Zona Industrial de Lordelo e Codal D. R.

Sociedade, 7 de Janeiro de 2014 

Por Alberto Oliveira e Silva

Quartel novo foi estrela do “Dia Municipal do Bombeiro” de Vale de Cambra

Uma visita às obras de construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários (BV) de Vale de Cambra marcou esta segunda-feira a celebração do “Dia Municipal do Bombeiro”.

Victor Machado, o comandante da Corporação, disse à Agência Lusa que o actual quartel “já há muito tempo que não tinha condições” para servir bem os 90 voluntários e 16 profissionais.

Realçou o crescimento dos efectivos, verificado nos últimos anos, e vincou que o edifício “não tem valências para o corpo feminino da Corporação, que já representa 25 por cento do total de activos da Casa”.

A edificação do quartel iniciou-se em Fevereiro de 2012, segundo especificações do comando. Os terrenos foram cedidos pela Câmara Municipal e esta obra representa um investimento de 1,1 milhões de euros, com comparticipação – a 70 por cento – de fundos europeus.

Cabe à Associação Humanitária dos BV de Vale de Cambra angariar a verba restante.

Temos, aqui, empresas muito grandes, uma panóplia de enormes firmes ligadas ao inox e, como esse tecido empresarial aumentou bastante, a Corporação também foi crescendo de acordo com as necessidades”, salientou, a propósito, Victor Machado.

O comandante acentuou, contudo, que grande parte do dinheiro necessário virá “de pequenos donativos, acumulados entre muitos beneméritos”.

Refira-se que a inauguração do quartel novo dos BV de Vale de Cambra está prevista para Junho deste ano.