A prova do pão doce será no próximo dia 13 ao som de acordes de violino A prova do pão doce será no próximo dia 13 ao som de acordes de violino D. R.

Santa Maria da Feira, 9 de Janeiro de 2014 

Por Redacção

Forno do Castelo vai cozer fogaça

Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira realiza, dia 13 de Janeiro, no salão nobre do Castelo, a VIII Mostra de Fabrico de Fogaça, integrada no programa da Festa das Fogaceiras, tradição secular celebrada a 20 de Janeiro. Pelas 10:30, os produtores põem as mãos na massa, revelando algumas curiosidades do processo de fabrico deste pão doce típico de Santa Maria da Feira. Ao meio-dia terá início a prova, este ano acompanhada por uma performance de violino, alusiva às “Fogaceiras”.

Com este evento, o agrupamento pretende sensibilizar os produtores de Fogaça da Feira para a importância de manter a receita e o processo de fabrico originais, e valorizar o respeito pelas normas de segurança e higiene na produção deste pão doce secular.

Para muitos produtores esta é uma oportunidade para aperfeiçoarem técnicas de confecção da genuína “Fogaça da Feira”, nomeadamente a forma como a massa é enrolada e cortada, bem como o tempo de cozedura.