O jovem criador feirense Diogo Dias apresenta no sábado o seu mais recente projecto “Da Alvorada até ao Amanhecer” O jovem criador feirense Diogo Dias apresenta no sábado o seu mais recente projecto “Da Alvorada até ao Amanhecer” D. R.

Cultura, 13 de Janeiro de 2014 

Por Redacção

Doze propostas para vários públicos

Na semana que antecede a Festa das Fogaceiras, o programa de animação propõe doze novos eventos e actividades, em áreas diversas como teatro, música, gastronomia, performance, desporto e exposições – todos protagonizados por grupos e entidades locais.

A semana começa esta segunda-feira com a VIII Mostra de Fabrico de Fogaça da Feira, no castelo. A partir das 10:30, os produtores mostram como se faz o genuíno pão doce e os provadores convidados cruzam os sabores da fogaça com queijo e compotas.

“Patóa Culinário” é a peça infantil que inicia também nesta segunda-feira um périplo pelos estabelecimentos de ensino do pré-escolar do concelho com o intuito de sensibilizar os mais novos para a origem e a história da fogaça. Às 21:30, no Europarque, o Rotary Clube da Feira promove o evento gastronómico “Fogaça com Todos” – uma prova de vinhos acompanhada de fogaça e de outras iguarias.

Música é a proposta para quinta-feira, às 21:30, com a actuação do Trio Ímpar – uma formação invulgar que reúne instrumentos de diferentes famílias – no Museu Vivo da Fogaça, que organiza a iniciativa em parceria com o Orfeão da Feira.

Na sexta-feira, às 20:00, o auditório do Rancho Regional de Argoncilhe será palco de uma “Tertúlia Poética Infantil”, onde serão recitados e dramatizados excertos de obras alusivas às comemorações dos 500 anos da Festa das Fogaceiras, numa iniciativa da Câmara Municipal, Grande Sábio e FapFeira. No mesmo dia, às 21:30, as classes de conjunto da Tuna Musical Mozelense dão um concerto no auditório da associação.

A já tradicional cerimónia de entronização de novos confrades da Confraria da Fogaça da Feira realiza-se no sábado, às 10:30, no salão nobre do castelo. Ao fim da tarde, pelas 18:30, o jovem criador feirense Diogo Dias apresenta, no auditório da biblioteca municipal, o seu mais recente projecto “Da Alvorada até ao Amanhecer”, que junta palavras, música, movimento e vídeo, tendo como mote o seu último livro “O Regresso do Regresso à Madrugada de Luz”.

A manhã de domingo, será preenchida com actividades desportivas. Pelas 09:30, é inaugurado o primeiro percurso urbano “Rota do Castelo” com uma caminhada que terá início na Praça Gaspar Moreira, organizada pela Câmara Municipal. À mesma hora, parte do largo do Rossio o passeio de BTT “IV Rota à Fogaça”, que vai percorrer vários pontos do concelho, numa iniciativa do Rotary. Durante o dia de domingo e na segunda-feira, a Praça Gaspar Moreira volta a ser palco da exposição “Reinventar o Traje das Fogaceiras” entre as 10:00 e as 18:00 – uma recriação artística do tradicional vestido branco, organizada pelo Centro de Recursos Educativos Municipal. Nos mesmos dias, o teatro das Fogaceiras sobe ao palco da Casa do Povo com uma comédia hilariante – “Os dois corcundas” – protagonizada pelo grupo de teatro do Orfeão da Feira. Em plena Festa das Fogaceiras, os jovens são convidados a fotografar as vivências no centro histórico e a relação entre o público e o património, numa iniciativa do Rotary Clube da Feira.