
Santa Maria da Feira, 21 de Janeiro de 2014
Por Redacção
“Banco de Tempo” já conta com 81 membros
O “Banco de Tempo” de Santa Maria da Feira já conta com 81 membros, os quais têm trocado disponibilidades e saberes entre si, em áreas como os arranjos de costura, o arranjo de situações relacionadas com a electricidade, aulas de guitarra e a conversação em inglês.
Margarida Portela, a coordenadora deste movimento em território santamariano – com base-fixa na “Casa do Moinho”, na cidade da Feira –, disse à Imprensa, no final da apresentação do projecto, que os aderentes “preenchem uma ficha”, como se abrissem conta num banco, elencando os seus dados pessoais, bem assim como “os serviços que estão dispostos a oferecer”.
As cartas de parceria entre a Associação “Graal”, que promove esta iniciativa a nível nacional – já existem 29 Agências do Banco de Tempo em Portugal – e internacional, o município de Santa Maria da Feira e a empresa “Zon Optimus” foram assinadas recentemente.
A coordenadora ainda referiu que decorrem contactos com instituições da sociedade civil, que poderão aderir a esta rede de ajuda e de criação de laços comunitários.
Deu como exemplo a empresa municipal “Feira Viva”, tendo, contudo, acentuado que também será provável a inclusão das IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) do Concelho.
Emídio Sousa, o presidente da Câmara Municipal, realçou, precisamente, o dinamismo da sociedade local, referenciando os 110 parceiros da Rede Social como prova de que os seus munícipes sabem mobilizar-se em prol da comunidade e das boas causas.
“Disponibilizar tempo é disponibilizar a nossa vida”, salientou o autarca, sobre este projecto.