A iniciativa insere-se no Projecto Rios A iniciativa insere-se no Projecto Rios D. R.

S. João da Madeira, 28 de Janeiro de 2014 

Por Redacção

Alunos fazem saída de campo ao Rio Ul

Dois grupos de alunos, do 6º e 8º B da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira, realizaram a primeira saída de campo ao Rio Ul, numa nova iniciativa inserida no Projecto Rios. Foi mais uma oportunidade de “sentir, escutar e vivenciar a força do vento e da água, e até observar o aparecimento da ave guarda-rios”.

Foi também recolhida informação sobre a flora existente, tendo sido analisados parâmetros físico-químicos como o ph, dureza total, nitratos e nitritos, a existência de património – como é o caso do moinho –, a velocidade da água, entre outros aspectos importantes relacionados com a qualidade dos ecossistemas ribeirinhos.

Na sequência desta actividade, que decorreu na semana passada, os participantes definiram algumas acções de melhoria que pretendem implementar em colaboração com a comunidade escolar e a comunidade em geral.

Nesta saída de campo, os alunos contaram com a orientação do técnico Rui Francisco, pertencente à equipa de coordenação nacional do Projecto Rios, um programa que visa a “participação social na conservação dos espaços fluviais”, face “à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efectivo dos utilizadores e da população em geral”.

Este projecto “pretende promover a curiosidade científica e implementar o método científico experimental, através da recolha e registo de informação e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos, contribuindo assim para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global”.