O projecto de construção da sede do Cine-Clube de Avanca iniciou-se em 1992 O projecto de construção da sede do Cine-Clube de Avanca iniciou-se em 1992 D.R.

Cultura, 27 de Dezembro de 2013 

Por Redacção

Uma prenda no sapatinho do Cine-Clube de Avanca

Estando o Cine-Clube de Avanca a construir há longos anos a sua sede no centro da freguesia, acaba de ter uma boa notícia em tempo de Natal. A DOW PORTUGAL ofereceu isolamento para o tecto da obra em construção.

São cerca de 500 metros quadrados que assim irão proteger o edifício de quatro pisos que desde há cerca de duas décadas a associação vem paulatinamente construindo.

Sendo uma obra fundamental para apoiar o festival de cinema que em 2014 terá a sua 18ª edição, bem como toda a actividade da associação na produção e difusão de obras cinematográficas, este edifício conta com uma sala de cinema, uma mediateca e espaços diversos destinados às suas diversas actividades.

Prevista para ser um espaço privilegiado de encontro, formação, debate e investigação, este espaço prevê valências únicas que permitirão catapultar toda a operacionalidade cineclubista, mas também da crescente produção cinematográfica que vem acontecendo em Avanca.

O projecto de construção da sede do Cine-Clube de Avanca iniciou-se em 1992, com a atribuição de um lote de terreno no centro da freguesia pela Câmara de Estarreja, tendo-se iniciado a construção dois anos mais tarde, com a atribuição de um primeiro apoio financeiro do IPJ – Instituto Português da Juventude a que se veio juntar um apoio do ICA/Ministério da Cultura.

Um interregno forçado de vários anos fez perigar a conclusão da obra que finalmente veio a retomar o seu percurso construtivo no final de 2009.

Com o apoio da população de Avanca e do concelho de Estarreja que aderiu à “Campanha do Tijolo”, as obras recomeçaram com os 15.000 tijolos entretanto oferecidos, juntando-se posteriormente várias centenas de sacos de cimento que permitiram terminar a construção das paredes exteriores do edifício.

Entre sócios, apoiantes e entidades locais, nomeadamente a Junta de Freguesia de Avanca e a Câmara Municipal, tem sido possível dar continuidade a uma obra de difícil conclusão, onde o principal apoio dos últimos anos tem vindo do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude.

O recente apoio natalício é um estímulo para prosseguir um projecto de indiscutível empenho e tenacidade que pela sua longevidade parece ter-se constituído num marco de união de gerações de cinéfilos e cineastas de Avanca.