
Arouca, 11 de Dezembro de 2013
Por Redacção
Semeou-se vida na Freita
Uma acção dinamizada pelo Movimento Terra Queimada, no âmbito do projecto “Semear Vida”, decorreu, no passado sábado, na Serra da Freita.
Nesse dia, durante a manhã, foram produzidas mais 1.400 bolas de semente, numa iniciativa de reflorestação das encostas da Freita.
O local escolhido para semear foi Souto Redondo (freguesia de Urrô), numa parcela de cerca de 12 hectares, onde se pretende criar um corredor ecológico com espécies folhosas.
O objectivo é criar descontinuidades na área florestal da Freita, para tornar o território mais resiliente.
As bolas de sementes são compostas por argila e terra. No seu interior é colocada uma bolota, isto é, semente de carvalho-alvarinho ou de carvalho-negral.
Esta acção é dinamizada pelo Movimento Terra Queimada, no âmbito do projecto “Semear Vida”, em colaboração com a Câmara de Arouca.
Colaboram, ainda, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Associação Geoparque Arouca, a Associação Florestal de Entre Douro e Vouga, a Comissão Directiva do Baldio de Souto Redondo, a Associação de Compartes de Souto Redondo e o CRE Porto, no âmbito do “FUTURO” – projecto das 100 000 árvores na Área Metropolitana do Porto.