Germano Couto, bastonário da Ordem dos Enfermeiros, esteve em Oliveira de Azeméis na sessão que avaliou os projectos Germano Couto, bastonário da Ordem dos Enfermeiros, esteve em Oliveira de Azeméis na sessão que avaliou os projectos D. R.

Oliveira de Azeméis, 18 de Dezembro de 2013 

Por Alberto Oliveira e Silva

Projecto do Entre Douro e Vouga venceu “CUIDAR 2013”

O projecto “Cuidar de Quem Cuida”, desenvolvido no Entre Douro e Vouga, venceu o Concurso “CUIDAR 2013” da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, garantindo um prémio pecuniário no valor de 1.500 euros.

Concebido numa óptica regional, o projecto vencedor foi lançado em 2009, tendo sido efectivado no ano seguinte. Envolve actores ligados às áreas da saúde e do social dos concelhos de Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e S. João da Madeira.

As pessoas que acompanham doentes com Alzheimer ou vítimas de AVC (acidente vascular cerebral) são os destinatários das acções desta iniciativa que vão da troca de experiências e do convívio à formação.

Este trabalho inicia-se com a sinalização de cuidadores nos municípios e, após a aderência dos mesmos, ou de alguns deles, são constituídos grupos de oito a 10 pessoas. Reúnem semanalmente, em sessões de duas horas, nas quais contam com o apoio e supervisão de um psicólogo, de um enfermeiro e, pelo menos numa das sessões, de um técnico de serviço social.

As sessões servem para partilhar experiências com pessoas que estão na mesma situação e para dar suporte emocional e acompanhamento aos cuidadores.

O processo normal é o seguinte: sinalização de cuidadores – através dos parceiros das redes sociais e dos serviços de saúde -, activação dos grupos e formação. Posteriormente, o ciclo recomeça.

Até finais do passado mês de Maio, envolveu 158 cuidadores, tendo sido criados 21 grupos de intervenção psicoeducativos (GIP).