Para assinalar a efeméride, a autarquia preparou um programa diversificado que se estende ao longo do mês Para assinalar a efeméride, a autarquia preparou um programa diversificado que se estende ao longo do mês D. R.

Oliveira de Azeméis, 31 de Dezembro de 2013 

Por Redacção

Oliveira de Azeméis é concelho há 215 anos

No próximo domingo, Oliveira de Azeméis está de parabéns e comemora 215 anos da elevação a concelho. Para assinalar a efeméride, a autarquia preparou um programa diversificado que se estende ao longo do mês
de Janeiro.

Assim, no sábado, pelas 16:00, tem lugar na galeria Tomás Costa, na Praça da Cidade, a inauguração da exposição de pintura intitulada “A minha terra”.

A mostra, da autoria do oliveirense José Santos, pretende reflectir através de obras feitas a óleo, a visão da terra onde o artista nasceu e vive.

As comemorações incluem, no mesmo dia, a apresentação do livro “Terra de Ninguém”, que acontece na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, às 17:00.

Da autoria da escritora Manuela Inês Nabais, “Terra de Ninguém” é “um projecto antigo e um tributo às gentes da raia, à sua raça e à sua vontade indómita que sobreviveu a invasões externas e internas”.

No dia seguinte, às 10:00, é o momento do hastear de bandeiras, no largo da República, em frente ao edifício da Câmara Municipal.

Da parte da tarde (16:00), a igreja matriz da cidade será palco da realização do Concerto de Reis, uma parceria com a Academia de Música.

No dia 06, e para encerrar a sexta edição do Concurso de Presépios, a Biblioteca Municipal promove, pelas 21:00, o “Serão de Contos” e a entrega de prémios aos vencedores do respectivo concurso.

Ainda no âmbito das comemorações dos 215 anos da elevação, o Arquivo Municipal fomenta, entre os dias 03 e 31, a realização da actividade “À descoberta do Foral”.

A iniciativa propõe a exploração do Foral, com data de 05 de Janeiro de 1799, que eleva Oliveira de Azeméis à condição de vila.

A leitura e a transcrição de tão importante documento, permitirá aos participantes um primeiro contacto com a Paleografia.