O trajecto inicial foi inaugurado a 23 de Novembro de 1908 e fazia a ligação entre a Linha do Norte (em Espinho) e Oliveira de Azeméis O trajecto inicial foi inaugurado a 23 de Novembro de 1908 e fazia a ligação entre a Linha do Norte (em Espinho) e Oliveira de Azeméis D. R.

Oliveira de Azeméis, 5 de Novembro de 2013 

Por Redacção

“Vouguinha” é tema de tertúlia

“A história e as estórias do Vouguinha” é o tema principal da tertúlia que decorrerá no próximo dia 23 de Novembro na Adega Mota, em Oliveira de Azeméis.

A iniciativa é promovida pelo movimento “Vouguinha amigo o povo está contigo” e pela Rota Turística do Vouguinha, tendo como objectivos “a promoção de um troço ferroviário que foi determinante no desenvolvimento dos concelhos atravessados pelo comboio”.

O trajecto inicial foi inaugurado a 23 de Novembro de 1908 e fazia a ligação entre a Linha do Norte (em Espinho) e Oliveira de Azeméis.

O principal impulsionador deste à época notável melhoramento foi Bento Carqueja, professor universitário, escritor e jornalista, e um benemérito de toda a região norte, muito em particular da sua terra natal (Oliveira de Azeméis) e da cidade do Porto, onde leccionou e dirigiu o jornal “O Comércio do Porto”.

Ao assinalarmos os 105 anos da inauguração da Linha do Vouga pretendemos que os projectos para a sua beneficiação não fiquem na gaveta e que o ´Vouguinha´ reforce a sua importância na mobilidade das populações servidas pelo carismático comboio”, afirmou Sérgio Ferreira, um dos promotores do evento.

A tertúlia – com início marcado para as 20:30 – incluirá também um jantar/debate evocativo da figura de Bento Carqueja, poesia e música, podendo as reservas serem feitas para o telefone 914052322 ou no local (Adega Mota).