A revista publica em português e inglês e é editada pela DebatEvolution A revista publica em português e inglês e é editada pela DebatEvolution D. R.

Cultura, 25 de Novembro de 2013 

Por Redacção

Revista científica “International Journal of Cinema” apresentada em Vila Real

A editora DebatEvolution vai apresentar esta terça-feira o “International Journal of Cinema” pelas 10:30 na sala de exposições da Biblioteca Central da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e, à noite pelas 22:30, no espaço Cais da Vila, em Vila Real.

Esta sessão está integrada no programa do “Rios – Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia” que este ano realiza a sua 2ª edição.

O “Rios”, que nesta edição tem como rio convidado, a Ria de Aveiro, será palco para o lançamento em Vila Real do “International Journal of Cinema”, uma revista científica que reúne nas suas 216 páginas artigos de investigadores e académicos em torno do cinema.

O primeiro número, que foi lançado no “AVANCA 2013”, divulga algumas investigações de autores de vários países que apresentaram o seu trabalho na “AVANCA | CINEMA – Conferência Internacional de Cinema- Arte, Tecnologia, Comunicação”. Além destes artigos, também foram publicados obras inéditas, recensões de livros, filmes e entrevistas, nomeadamente ao cineasta António-Pedro Vasconcelos.

A “International Journal of Cinema” centra-se nas inter-relações entre cinema, multimédia, tecnologia e as suas vertentes política, socioeconómica e artística. Com especial ênfase em aspectos transnacionais, interculturais e de “avant-garde”.

A revista é constituída por uma equipa de 42 académicos e investigadores oriundos de 15 países e de diferentes áreas de investigação que asseguram a qualidade e o rigor científico dos artigos publicados. A apresentação nesta sessão estará a cargo de um dos seus directores: António Costa Valente, da Universidade de Aveiro.

Filmes e extractos de obras rodadas ao longo dos tempos no espaço da Ria de Aveiro, filmados por cineastas como Alfredo Tropa, Leitão de Barros, Manoel de Oliveira, Manuel Matos Barbosa, Manuel Paula Dias e Vasco Branco, estarão em exibição neste evento da UTAD.