Este filme é o resultado de um workshop de animação realizado pela escola com o Cine-Clube de Avanca Este filme é o resultado de um workshop de animação realizado pela escola com o Cine-Clube de Avanca D. R.

Cultura, 3 de Outubro de 2013 

Por Redacção

Rio de Janeiro exibe filmes de jovens estudantes de Oliveira de Azeméis

O festival de cinema “RIO 2013” – um dos mais conceituados da América Latina – exibe esta semana um filme de animação produzido por um colectivo de crianças com idades entre os 12 e 14 anos, estudantes de 7º e 8º anos da Escola EB2/3 Bento Carqueja de Oliveira de Azeméis.

Este filme é o resultado de um workshop de animação realizado pela escola com o Cine-Clube de Avanca.

Ao longo do ano lectivo, na disciplina de Educação Visual dos professores António José Silva e Cláudia Boucinha, 45 alunos realizaram o filme “Os guardiões das florestas” que procura sensibilizar e indica comportamentos a seguir para a salvaguarda e protecção das florestas.

A escolha do tema do filme foi em grande parte ditada pela importância e a dimensão da crescente destruição florestal. Os fogos do Verão passado obrigaram a recolocar este problema na ordem do dia.

O argumento do filme é baseado no livro de mesmo nome dos escritores Márcia Morgado e Evandro Morgado.

O festival, que está a decorrer até ao próximo dia 10, marcado pelos protestos que ocupam a cidade do Rio de Janeiro e boa parte do Brasil, exibe a “Mostra Geração” que é o segmento infanto-juvenil do certame. Neste segmento, o filme “Os guardiões das florestas” integra o programa “Vídeo Fórum 2013”.

“Os guardiões das florestas” foi desenvolvido sob a orientação dos cineastas António Osório, Carlos Silva e Zaira Barcia, do Cine-Clube de Avanca, com a participação do programa VER do ICA/SEC em conjunto com a Associação de Pais e Direcção da Escola EB2/3 Bento Carqueja de Oliveira de Azeméis.