A obra foi editada pelo Arouca Geopark e apoiada pelo programa “Livros com energia” da Fundação EDP A obra foi editada pelo Arouca Geopark e apoiada pelo programa “Livros com energia” da Fundação EDP D. R.

Arouca, 15 de Outubro de 2013 

Por Redacção

Livro com retratos da Serra da Freita

João Petronilho e David Guimarães são fotógrafos e rapidamente se deixaram encantar pela magia da Serra da Freita. Durante cinco anos – e ao longo das quatro estações – foram empreendendo uma viagem mágica, surpreendidos pela geologia, pela fauna e pela flora.

Dos muitos disparos, resultaram 144 imagens, agora apresentadas, ao longo de 128 páginas, no livro “A Serra Encantada”.

A obra – editada pelo Arouca Geopark e apoiada pelo programa “Livros com energia” da Fundação EDP – foi apresentada no passado dia 12 de Outubro, na Biblioteca Municipal, com a presença dos autores e de Margarida Belém, presidente da AGA – Associação Geoparque Arouca.

Este ensaio fotográfico, segundo os autores (que também escreveram os textos, apresentados em português e inglês) “é um tributo à região, documentando através de imagens realistas, poéticas e experimentais, a beleza e riqueza desta montanha peculiar. Uma visão particular e apaixonada de dois fotógrafos que demonstram ter uma forte ligação à terra que calcorrearam ao longo de cinco anos, recorrendo às mais diversas técnicas fotográficas para captar a alma da Serra da Freita”.

O livro conta ainda com uma ilustração de Sérgio Marques e com prefácios de Margarida Belém, Artur Agostinho de Abreu e Sá (coordenador científico do Arouca Geopark) e de Theo Bosboom (fotógrafo holandês).