A mostra - promovida pela Câmara Municipal da Murtosa e pela confraria do Moliceiro – é inaugurada este sábado pelas 10:00 A mostra - promovida pela Câmara Municipal da Murtosa e pela confraria do Moliceiro – é inaugurada este sábado pelas 10:00 D. R.

Cultura, 9 de Outubro de 2013 

Por Redacção

Abílio Guimarães expõe “A Ria”

Após o êxito da exposição “A Torre” (evocativa dos 250 anos da Torre dos Clérigos) realizada na Casa do Infante, no Porto, Abílio Guimarães vai apresentar um conjunto de 20 trabalhos com temática da ria de Aveiro.

A mostra – promovida pela Câmara Municipal da Murtosa e pela confraria do Moliceiro – é inaugurada este sábado pelas 10:00 e prolonga-se até ao próximo dia 19.

Os quadros representam actividades características da ria desde a apanha do moliço, à pesca, incluindo também paisagens do Bico, Béstida, Ribeira de Pardelhas, Torreira, Monte Farinha e ainda temas do Torrão do Lameiro, Barra e Costa Nova.

Sou um apaixonado pela Ria de Aveiro e muito em particular pela Murtosa onde já fui muitas vezes para me inspirar e, já agora, confesso para me deliciar com a sua gastronomia”, diz o pintor.

Abílio Guimarães, que já realizou várias exposições no estrangeiro, recorda com emoção uma realizada nos Estados Unidos da América “onde apresentei muitos quadros alusivos à Ria de Aveiro e outra que decorreu no Centro Português de Caracas, na Venezuela, onde também tive o prazer de ter trabalhos com esses temas e que muita alegria deram aos muitos murtoseiros que visitaram a mostra”.

O artista plástico que conta com mais de 30 anos de pintura acaba de publicar a sua autobiografia intitulada “Autenticidades” já apresentada no Porto e em Oliveira de Azeméis, terra onde nasceu.