Escalada é uma das actividades que o turismo em Arouca pode oferecer ao visitante Escalada é uma das actividades que o turismo em Arouca pode oferecer ao visitante D. R.

Arouca, 20 de Setembro de 2013 

Por Alberto Oliveira e Silva

“Loja Interativa” abre as portas da magia arouquense

O turismo tem de ser, verdadeiramente, uma prioridade nacional”, sublinhou, à laia de recado ao Governo, Melchior Moreira, o presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ETPNP), na inauguração da “Loja Interativa de Turismo” de Arouca.

Este responsável acentuou que o 11º espaço de uma rede que há-de chegar aos 42 deverá ser, também, um centro de negócios, onde a palavra de ordem seja “vender”: vender o território, o lazer e a descoberta nos seus locais emblemáticos, assim como a sua agenda cultural e os seus produtos.

A “Loja Interativa de Arouca” – instalada nas instalações do antigo Cinema Globo D’Ouro – prima pelo recurso às novas tecnologias, que, através de um simples toque de dedo, abrem o leque das possibilidades de fruição do concelho: o Geoparque, as actividades de turismo na natureza, o património, a agenda cultural, os restaurantes e muito mais. Inclui, ainda, um trailer que pinta um território de encanto e de magia.

Melchior Moreira qualificou de “revolução” esta nova forma de “programação turística”. Salientou a premência de se usar a “nova linguagem” assente nas tecnologias da comunicação e informação.

O presidente da ETPNP considerou que o município “é hoje um dos principais destinos de atracção turística”, em termos nacionais. Assinalou-lhe os “três produtos estratégicos”: as belezas naturais, com o Arouca Geopark como chefe-de-fila; o turismo religioso, que tem na colecção de Arte Sacra do Mosteiro o seu expoente; e a conhecida e apreciada gastronomia local, bem acompanhada pelos vinhos da região.