
Região, 18 de Setembro de 2013
Por Redacção
“A agricultura é uma das soluções para a crise”
“Os caminhos da agricultura no nordeste feirense” foi o tema de um encontro promovido pela Voltado a Poente – Associação Cultural de Romariz, num contexto em que o sector está na ordem do dia.
“Pretendemos mostrar que a agricultura não é uma actividade onde ‘se empobrece alegremente’, mas, sim, uma das soluções para a crise que vivemos”, afirmou o presidente da colectividade, Vital Santos.
Coube a António Grifo, director da Associação para o Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), abrir os trabalhos, salientando a importância destas iniciativas para a dinamização do espaço rural.
“Faço votos para que daqui nasçam vontades de vir muita gente para a terra”, disse, vincando que a ADRITEM está “totalmente disponível” para esclarecer os potenciais investidores.
O encontro, que decorreu no passado sábado no Auditório de Romariz, teve dois painéis – “Experiência no terreno”, com intervenções de Filipe Costa (cultura de kiwi e mirtilos), Carlos Ferreira (projecto PROVE), Ricardo Lopes (cultura de cogumelos), Pedro Gonçalves (cultura de flores) e António Dias (cultura de ervas aromáticas e extracção de essências); “A organização necessária ao sucesso”, abordado por José Martino.
Carlos Ferreira, que abraçou há cerca de um ano o projecto PROVE – promovido no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) e dinamizado na região pela ADRITEM –, deixou o seu testemunho sobre esta iniciativa destinada a promover os produtos hortofrutícolas locais e a comercialização de proximidade.
Além da colaboração da ADRITEM, este encontro temático contou também com o apoio da Câmara de Santa Maria da Feira e da Junta de Freguesia de Romariz.