O conhecido chef Rui Paula elogia ex-libris da aldeia oliveirense O conhecido chef Rui Paula elogia ex-libris da aldeia oliveirense Patrícia Ferreira

Oliveira de Azeméis, 12 de Setembro de 2013 

Por Redacção

“O pão de Ul é uma relíquia, é excepcional, fiquei encantado com ele”

O pão e o arroz, produtos característicos da aldeia de Ul, no concelho de Oliveira de Azeméis, fazem parte obrigatória de um menu tradicional que o chef Rui Paula tenciona reinventar mantendo o seu paladar original.

A ideia, no fundo, é reinventar a gastronomia local, apresentá-la de outra maneira, mas sempre preservando o seu sabor que tem sido perpetuado no tempo”, afirmou Rui Paula.

O conhecido chef portuense orienta até sexta-feira um workshop dirigido a associações locais, que pretende ajudar a criar propostas gastronómicas “para deliciar os participantes” do Há Festa na Aldeia em Ul, a decorrer este fim-de-semana.

“Arroz de costelinhas”, “Arroz de bacalhau envolto na massa Kadaif” ou “Migas de Alheira” são algumas das receitas que Rui Paula e cerca de duas dezenas de formandos “preparam afincadamente” nas instalações da Escola EB2/3 Bento Carqueja, em Oliveira de Azeméis.

O contacto com as pessoas que confeccionam a comida tradicional das suas terras é também um ensinamento para nós”, disse. “A nossa tarefa é tão-somente dar um toque diferentes aos pratos, mudar um pouco a mentalidade. Isto não quer dizer que a comida delas não seja boa”, frisou. “O pão de Ul é uma relíquia, é excepcional, fiquei encantado com ele”, salientou.

Recuperar velhas receitas ou mesmo criar novos “pratos” é o desafio da iniciativa – apoiada pelas empresas Novarroz e Caçarola – que pretende “reforçar a importância destes produtos, com história na aldeia de Ul, no contexto regional”.

“Há Festa na Aldeia” é um projecto pioneiro de desenvolvimento do território, criando um novo foco de atractividade em espaços rurais com características próprias (aldeias de Areja, Couce, Porto Carvoeiro, Ul e Vilarinho de S. Roque).

Promovido pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) – em parceria com os municípios de Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Valongo e Junta de Freguesia da Lomba (Gondomar) -, o projecto financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) propõe o envolvimento activo da população estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia.

Estou expectante com o resultado final e espero, por isso, que os visitantes do ‘Há Festa na Aldeia’ de Ul sejam surpreendidos com as propostas gastronómicas que irão sair desta formação”, acrescentou.

Rui Paula nasceu no Porto, em 1967, mas foi no concelho duriense de Alijó, nas férias passadas em casa da família, que desenvolveu desde cedo o gosto pela cozinha, influenciado pela forte ligação à avó materna e às comidas que esta preparava baseadas em receitas antigas e no uso dos produtos da terra.